Notícias

CNC participa do Congresso FENACON 2022

Compartilhe

Evento reuniu 38 presidentes dos SESCONs e SESCAPs, diretoria da Federação, parceiros e empresários de todo Brasil

O vice-presidente financeiro da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Leandro Domingos, e o coordenador da Divisão de Relações Institucionais, Sérgio Henrique Moreira, participaram do jantar de confraternização do Sistema FENACON, realizado na terça-feira (8/11), em Brasília, após dois dias de programação do Congresso FENACON 2022.

Na segunda (7/11), houve a palestra “A importância do sistema sindical”, que teve à frente o representante da diretoria Jurídica e Sindical da CNC, Roberto Luis Lopes Nogueira.

“A Federação exerce papel importante porque também poderá representar diretamente a categoria ao desempenhar um papel constitucional que é a negociação coletiva. Essa organização precisa ter tratamento de conexão, é um caminho de ida e volta. A Confederação está no topo e cabe a ela atuar junto aos órgãos públicos, como Senado, Congresso Nacional e Judiciário atuando contra leis que prejudiquem a categoria”, destacou.

O evento teve continuidade com a palestra sobre os serviços e os benefícios do SESC e SENAC. “O nosso foco é atender da melhor forma os trabalhadores. Todas as ações do SESC visam valorizar a integridade, inovação, acolhimento, excelência e a diversidade. São valores que buscamos incutir em tudo o que fazemos. Lembrando que atuamos nas áreas de educação, cultura, saúde, lazer e assistência. Precisamos identificar quem são as pessoas que têm direito ao SESC para podermos alcançá-las”, disse Ana Márcia Quitério, assessora de Relações Institucionais do Departamento Nacional do SESC.

“Essa é a grande questão pela qual o conhecimento do SESC é importante, saber qual é o raio de atividade de cada instituição”, disse Hugo Leonardo Chave, gerente de Finanças do Departamento Nacional do SESC.

O debate prosseguiu com a gerente de Programas e Diretrizes Educacionais do Departamento Nacional do SESC, Kelly Lima Teixeira. “Não à toa é uma instituição que está presente em todo o país, com mais de 1,5 milhão de atendimentos, mais de mil cursos ofertados somente no ano passado, dessas 401 matrículas gratuitas, assegurando o nosso compromisso social e atendimento às pessoas de baixa renda para qualificar as pessoas. Nessa perspectiva atua em diversos segmentos, como na área de tecnologia da informação, turismo, gastronomia, entre outras. Estamos presentes no país inteiro, com 400 escolas”, destacou.

Já na tarde da terça-feira (8/11), o vice-presidente da FecomércioSP e representante da CNC no Conselho Nacional do Trabalho, Ivo Dall Acqua, participou do workshop promovido pelo departamento Jurídico da FENACON. O painel abordou temas de interesse dos sindicatos e demais representados do Sistema, como câmara de arbitragem, atividades econômicas e negociações coletivas.

Mais Fenacon