Notícias

Delegado Emerson Wendt fala sobre ataques cibernéticos e sequestros de dados na CONESCAP|CONVECON

Compartilhe

Texto: Maria Cecilia da Silva Lima

Ataques cibernéticos, invasão de servidores e sequestro de dados são problemas cada vez mais frequentes com o avanço tecnológico e a defasagem em medidas de segurança digital. Por isso, a 19° CONESCAP | 27° CONVECON promoveu a Trilha Tecnologia sobre cibersegurança com a participação do Secretário de Segurança Pública de Canoas-RS, delegado Emerson Wendt.

Além do convidado, participaram do debate o Data Protection Officer (DPO) da IOB, Clayton Lourenço, a advogada especialista em Direito Digital, CEO e sócia fundadora do Peck Advogados, Dra. Patrícia Peck Pinheiro, e o vice-presidente do SESCON-SP, Antonio Carlos Santos.

Para Clayton Lourenço, é necessário tomar uma série de medidas de proteção de dados em uma empresa, como o uso de script, antivírus e backups. Essas práticas, segundo ele, devem ser frequentes para evitar vulnerabilidades no sistema. Por isso, a IOB oferece o IOB Cyber, um serviço de segurança para os negócios. Alertou ainda que “combater o ataque cibernético sempre será mais caro que a prevenção “.

Caso a empresa não tenha se prevenido e precise tomar medidas após uma falha na cibersegurança, Emerson Wendt apresentou 3 aspectos que precisam ser tratados em conjunto: preservar as evidências, trabalhar com técnicos adequados e buscar orientação jurídica. Segundo ele, não se deve deixar de registrar ocorrência e promover campanhas de conscientização sobre o tema. “Eu não vi nenhuma campanha nacional que não fosse de um órgão ou de outro, mas do governo eu não vi. Isso é extremamente importante”, afirmou.

Patrícia Peck apresentou alguns desafios da cibersegurança, como a implementação de tecnologias protetivas, a atualização de documentos de políticas e contratos, a governança de dados pessoais no ciclo de vida da captura ao descarte, entre outros. Além disso, enfatizou que a segurança digital deve estar presente em todos os âmbitos, pessoal ou profissional, pois, segundo ela, vivemos em uma sociedade da informação.

Assista a entrevista!

Mais Fenacon