Notícias

6 em cada 10 brasileiros sonham em empreender, revela pesquisa

Compartilhe

Pesquisa referência em empreendedorismo revela que o sonho de viajar ainda ocupa o primeiro lugar entre os brasileiros

O relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe) divulgado nesta semana, revelou que o sonho de ter o próprio negócio negócio ocupa o segundo lugar nas prioridades dos brasileiros.

A pesquisa revelou que 60% dos entrevistados afirmaram que ter uma empresa é um dos seus maiores desejos. O número representa um recorde desde que o relatório começou, há 23 anos. Em 2020, o número era de 59% e em 2021 caiu para apenas 46%. Em comparação a 2018, a porcentagem cresceu 42 pontos.

O sonho que ainda ocupa o primeiro lugar entre os brasileiros é o de viajar, mas ocupa a posição por uma pequena diferença entre ser empreendedor: apenas 1% separam as categorias.

Em terceiro e quarto lugares, ficaram empatados com 54% a vontade de comprar uma casa ou um carro. Já em quinto, o sonho de viajar para o exterior, opção escolhida por 49% dos entrevistados.

A Pesquisa realizada pela GEM e Sebrae é considerada a principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo. No Brasil, os dados foram coletados no segundo semestre de 2022 e foram entrevistados 2 mil adultos e 52 especialistas.

Fonte: Portal Contábeis

Mais Fenacon