Notícias

12 técnicas para o profissional contábil lidar com o trabalho sob pressão

Compartilhe

Com o período do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) se aproximando, confira 12 dicas para os contadores lidarem com o trabalho sob pressão.

Pixabay

Um dos períodos mais conturbados para os profissionais contábeis está chegando junto ao início da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) . Documentos pendentes, errados, incompletos e em cima da hora passam a ser a nova realidade dos contadores até o dia 31 de maio.

Para ajudar a lidar com este período, a empresa especialista em recrutamento e seleção Robert Half oferece 12 técnicas para o profissional contábil lidar com o trabalho sob pressão.

Segundo o diretor-geral da Robert Half, Fernando Mantovani, a busca das empresas — principalmente hoje e cada vez mais — é por profissionais equilibrados, resilientes, conciliadores e flexíveis, sem perder o foco nos resultados.

Para Mantovani, aqueles que conseguem mostrar força mental e qualidade das entregas sob pressão, seja individualmente, seja em grupo, ganham pontos importantes entre pares, superiores e subordinados. Pensando nisso, o diretor-geral separou as melhores técnicas para lidar com o trabalho sob pressão.

1. Não entre em pânico

Ter medo é saudável porque evita que o profissional tome atitudes precipitadas, mas o pânico paralisa e isso não é bom. Entenda o momento de pressão como uma oportunidade de testar seus limites, conhecer seu potencial e aprimorar ou desenvolver competências e habilidades, e não como um acontecimento que veio para complicar o seu dia.

2. Divida a resolução em etapas

Ao fragmentar o problema, você verá que é possível enxergá-lo como algo menos assustador e mais possível de ser resolvido.​

3. Se possível, mapeie pessoas que possam ajudar você

Ao distribuir responsabilidades, o profissional terá a sensação de que algo está realmente sendo feito e em ritmo mais acelerado do que se estivesse somente dependendo da sua ação. Contudo, tenha atenção na escolha, afinal, como diz Coach K, “dois só é melhor que um se dois conseguirem agir como um”.

4. Busque ações corretivas

Quando o problema estiver resolvido, busque entender se há necessidade de melhorias nos processos para que a questão não volte a se repetir. Se possível, busque conversar com profissionais da área para trocar informações e experiências.

5. Organize sua rotina

Uma das formas de lidar com a pressão no ambiente de trabalho é se manter sempre organizado, pois a organização vai ajudar você a não se desesperar quando for exigido algo. Isso também vale para quando os clientes entrarem em contato solicitando que você faça o atendimento das demandas delas o mais rápido possível. 

6. Aprimore o foco

O foco possibilita que o profissional não procrastine ou se distraia. É comum que, em momentos que se tenha importantes atividades para fazer, aconteçam pequenos intervalos de procrastinação, como um cafezinho, uma ida ao banheiro que termina naquele papo de corredor, um telefonema ou em uma olhada nas redes sociais, o que resulta no acúmulo de demandas.

No futuro, isso gera a temida pressão que buscamos evitar no nosso dia a dia de trabalho. Sendo assim, é extremamente importante que o profissional esteja sempre focado, para conseguir ser eficiente em fazer o que deve ser feito em um tempo hábil.

7. Cuide da linguagem corporal

Você até pode estar tenso por estar pressionado, mas cuidado para não transparecer. Procure manter os braços e as pernas relaxadas, desenvolva técnicas para controlar a síndrome das pernas inquietas e possíveis tremores.​

8. Tenha uma postura preventiva

Você provavelmente conhece bem a si mesmo e sabe identificar os gatilhos capazes de te desestabilizar. Em paralelo a isso, também conhece sua função e a empresa para qual trabalha. Ainda que esses conhecimentos não sejam plenos, eles podem te dar uma noção sobre quando os tempos críticos estão chegando.

Reserve um tempo do seu dia ou da semana para avaliar se o período intenso está chegando. Por exemplo, fechamento de vendas de mês, desenvolvimento de relatórios ou atendimento a um cliente específico super exigente.

Dessa forma, você pode adiantar algumas tarefas, coletar dados com antecedência ou elaborar um plano de ação estratégico que pode ajudar a contornar as situações com organização e serenidade.

9. Avalie constantemente suas prioridades

Quando você utiliza uma lista para organizar suas tarefas, permite que cada um desses objetivos seja avaliado diariamente. Por exemplo, qual o grau de importância de cada tarefa listada para fazer hoje? Todas são urgentes e imprescindíveis, ou podem ser remanejadas para que você consiga cumprir as dicas número 5 e 8 desta lista?

Além disso, caso você tenha uma equipe trabalhando com você ou já mapeou quem pode ajudar — como sugerido no item 3 — a lista de prioridades também contribui para você delegar tarefas. Aprenda a dizer não às tarefas recebidas que não atendem aos seus critérios, compartilhe o que os liderados podem fazer.

10. Enxergue a pressão de outra forma

Sua percepção do trabalho sob pressão pode ser tão destrutiva para a saúde mental quanto a pressão propriamente dita.

Muitas pessoas pensam nos prejuízos caso não concluam as tarefas e, com isso, acabam excedendo os limites do estresse. Pensar no que pode dar errado é necessário para que possamos adotar uma postura preventiva.

No entanto, há limites para essa reflexão. Enxergar a tarefa por etapas, e não em sua totalidade, pode ajudar a suavizar esse entendimento e tornar a relação com o trabalho sob pressão mais leve. Como falamos anteriormente, na dica 2, torna a pressão menos assustadora.

11. Faça pausas

O equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho contribuem para lidar com o trabalho sob pressão com mais tranquilidade. É saudável para a saúde mental fazer pausas durante o dia ou após um período turbulento no trabalho. Inclusive, esses respiros ajudam a melhorar a produtividade individual e da equipe. 

Esse equilíbrio vale inclusive para o item 6, quando tratamos sobre a importância do foco. Nenhum extremo é adequado e não adianta ser “8 ou 80”.

12. Cuide da sua saúde

Dormir adequadamente, no mínimo 8 horas por noite em um sono de qualidade e restaurador é fundamental para manter a saúde mental em dia e lidar melhor com a pressão.

Quem dorme bem tem menos problemas com foco, memória e atenção, essenciais para cumprir as tarefas do dia a dia com qualidade. A prática regular de exercícios físicos e uma alimentação adequada contribui para dormir melhor. 

Consequências de não saber lidar com o trabalho sob pressão

As principais consequências de não saber lidar com a pressão no trabalho são o estresse, os conflitos — com colegas, gestores, consigo mesmo e até com pessoas que você se relaciona fora do ambiente de trabalho — e a sobrecarga psicológica e até física gerada pelo burnout.

Além disso, quem não consegue segurar a barra e trabalhar sob pressão dificilmente subirá no plano de carreira e conquistará cargos maiores na organização. Afinal, quanto mais destaque a posição, maiores são os desafios.

Dito isso, veja a importância de aprender a lidar com a pressão no dia a dia:

  • Trabalhar sob pressão possibilita que você se desenvolva profissionalmente, tanto as suas hard skills quanto as soft skills, pois, se aproveitar os momentos de autorreflexão, esse processo consegue gerar aprendizagem na prática;
  • Você quebra a própria zona de conforto, conhece um pouco mais sobre você e seus limites, sabendo até onde pode chegar e quais cuidados deve tomar em situações semelhantes;
  • Os momentos de pressão trazem ótimas oportunidades para mostrar suas habilidades e o seu valor para o atual empregador e para os próximos;

Problemas geram amadurecimento profissional e pessoal

A rotina de toda organização é formada por um conjunto de questões a serem resolvidas, variando entre as mais simples e as mais complexas, necessárias para a manutenção dos empregos e do funcionamento da empresa.

Duas coisas fundamentais para pessoas que buscam seguir carreira em profissões com trabalho sob pressão: seja organizado e mantenha a calma. Isso é sinônimo de amadurecimento profissional, pessoal e de tranquilidade, ou seja, não se desesperar diante de dificuldades.

As técnicas para lidar com o trabalho sob pressão podem ser aplicadas por qualquer pessoa, incentivadas pelos líderes e na empresa como um todo. Invista em informação e nos cuidados para a saúde mental para complementar a lista de sugestões.

Com informações Robert Half e Fernando Mantovani

Fonte: Portal Contábeis

Mais Fenacon