Fenacon na Mídia

Abertura da Conescap-Convecon aponta desafios e avanços do setor de contabilidade

Compartilhe

Por Agência Sebrae

Realizados em conjunto e com formato híbrido eventos debatem como entender as mudanças, transformar as pessoas e adaptar os negócios ás mudanças provocadas pela pandemia e a aceleração digital

Foto – Túlio Vidal

A abertura do 19ª Conescap e 27ª Convecon foi emblemática na história dos dois maiores eventos do setor de contabilidade que se juntaram numa edição inédita para discutir como se preparar para o futuro do Brasil no novo ambiente econômico mundial – e pela realização da Conescap na cidade de São Paulo, pela segunda vez em 30 anos. A solenidade de abertura contou com a presença da diretoria do Sebrae, representantes do Governo do Estado de São Paulo, da prefeitura de São Paulo, do Poder Legislativo, além de empresários e entidades ligadas ao setor de contabilidade.

Destacando a obstinação de todos os envolvidos para viabilizar o evento, em meio aos desafios da pandemia, Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente da Fenacon, enfatizou que o tema “Entender as mudanças. Transformar as pessoas. Adaptar os Negócios” é um convite à reflexão e capacitação necessárias para se manter competitivo nos novos cenários empresarial e econômico. “O profissional de contabilidade precisa assumir o protagonismo que lhe cabe no mundo dos negócios se tornando menos executivo e mais consultor. A saúde da economia do país passa por esses profissionais”, destacou.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, citou a importância do profissional de contabilidade para a sociedade. “Ele é a pessoa de confiança do cidadão, seja da agricultura, comércio, indústria ou serviços. A micro e pequena empresa tem muito respeito por essa classe”, comentou. Melles ainda acrescentou: “Nesse período em que Lei Geral da Micro e Pequena Empresa completa 15 anos, um dos maiores desafios foi inserir os contadores no regime Simples”.

Homenagens
Duas homenagens também fizeram parte da solenidade. Guilherme Afif Domingos, assessor especial do Ministério da Economia recebeu a Comenda Mérito Empresário de Serviços Brasil como reconhecimento por sua dedicação para a melhoria do ambiente de negócios do país, com conquistas que vão desde a criação do Estatuto da Micro e Pequena Empresa até o MEI. “As parcerias com a classe contábil e o Sebrae foram fundamentais para esses avanços. Não me foco nos louros do que já foi conseguido. Precisamos seguir em frente. Essa homenagem me energiza para lutar pelas conquistas que ainda estão por vir”.

“Ninguém mais defendeu e fez uma profissão de fé tão grande às micro e pequenas empresas como o Guilherme Afif Domingos. Portanto a alegria é grande. O Sebrae agradece, participa e aplaude esta homenagem”, observou o presidente do Sebrae.

Marta Cristina Pelucio Grecco foi homenageada com a medalha Medalha Prof. Hilário Franco, por sua contribuição acadêmica para a contabilidade. “Nada se faz sozinho. Agradeço à minha família e a todas as pessoas, empresas e alunos que contribuíram para meu trabalho”, declarou.

A solenidade foi finalizada com a palestra magna de Allan Costa, “Tendência e o futuro à frente”, que discorreu sobre as mudanças e cenários possíveis acelerados pelo mundo digital.

Compuseram a mesa durante a solenidade: Sergio Appobrato Machado Júnior, presidente da Fenacon; Carlos Alberto Baptistão, presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP; Reynaldo Lima Júnior, que foi presidente do Sescon-SP e Aescon-SP na gestão 2019-2021; José Donizete Valentina, presidente do CRCSP, gestão 2020-2021; Valdir Renato Coscodai, presidente nacional do Ibracon; Rubens Torrer Mendano, vice-presidente financeiro da Fecomércio e diretor, representando o presidente da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo, Roberto Tadros; Carlos Melles, presidente do Sebrae; Aécio Prado Dantas Júnior, presidente do Conselho Federal de Contabilidade; Arnaldo Faria de Sá, contabilista e vereador de São Paulo; Edir Sales, vereadora de São Paulo; Patricia Ellen da Silva, secretária de desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia do estado de São Paulo; e Itamar Borges, deputado estadual licenciado e secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, representando João Doria Júnior, governador do Estado de São Paulo.

Serviço:
A 19ª Conescap e a 27ª Convecon acontecem de 14 a 18 de fevereiro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Para mais informações: https://conescapconvecon.com.br/

https://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/abertura-da-conescap-convecon-aponta-desafios-e-avancos-do-setor-de-contabilidade,2d1dbeb501efe710VgnVCM100000d701210aRCRD

Mais Fenacon