• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2026/2030
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Empresarial
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Fenacon na Mídia

VP Institucional da FENACON comenta atualização do Simples Nacional e do MEI em entrevista

9 de julho de 2026 Por Maria Cecilia Lima -
Compartilhe

O vice-presidente Institucional da FENACON, Diogo Chamun, concedeu entrevista ao vivo ao Jornal Gente, da Rede Bandeirantes, na manhã desta terça-feira (7), para falar sobre a atualização dos limites do MEI e da tabela do Simples Nacional, um dos temas mais aguardados pelo setor empresarial no Congresso Nacional.

O projeto de lei que trata do reajuste está em tramitação e deve ser votado antes do recesso parlamentar, previsto para o período entre 18 e 31 de julho. O governo federal estima uma perda de R$ 1,6 bilhão em arrecadação com a ampliação dos limites do MEI.

Durante a entrevista, Chamun contextualizou os impactos do congelamento da tabela do Simples Nacional, que não é atualizada há 8 anos. “A tabela do Simples Nacional está congelada desde 2018, o que representa um prejuízo importante porque, se os bens e serviços são reajustados, não somente pela inflação, e a tabela não é reajustada, as empresas acabam recolhendo mais impostos sem ter ganhos reais”, afirmou.

O vice-presidente também ressaltou que o propósito central do MEI é reduzir a informalidade, trazendo trabalhadores para o ambiente regulado e garantindo acesso a direitos trabalhistas e previdenciários. Além disso, abordou a relação entre o congelamento da tabela do Simples Nacional e o Imposto de Renda da Pessoa Física, demonstrando como as duas questões estão interligadas no contexto da carga tributária sobre os pequenos negócios.

A FENACON acompanha de perto a tramitação do projeto e segue atuando em defesa da atualização como medida de justiça tributária e de estímulo ao empreendedorismo no Brasil.

Confira a entrevista na íntegra (3:31:40):

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

9 de julho de 2026

Diretor da FENACON alerta para impacto econômico com o fim da escala 6×1

9 de julho de 2026

VP da FENACON participa de podcast sobre Reforma Tributária e o futuro da contabilidade

6 de julho de 2026

Fim da escala 6×1: “Se a PEC for aprovada, a medida terá impacto de bilhões de reais”, diz diretor da FENACON

18 de junho de 2026

Pedido da FENACON para revisão do CAPTCHA na NFS-e Nacional repercute na imprensa especializada

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2026
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}