• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
21ª CONESCAP

Michel Alcoforado propôs uma reflexão moral dos indivíduos, como instrumento para governança empresarial

24 de outubro de 2025 Por Ludimila Rodrigues -
Compartilhe

O antropólogo Michel Alcoforado, PHD em Consumo, escritor, colunista e comentarista, subiu ao palco da CONESCAP propondo uma reflexão: como um rico do Brasil se comporta em diferentes lugares. Em sua apresentação, a cultura foi trazida como um elemento de organização social, em que ela se torna a “forma como enxergamos o mundo”.

A partir desse ponto, Alcoforado trouxe o conceito de que as pessoas interpretam o mundo por questões econômicas e pelo poder de consumo de cada um. Isso gera uma sensação de crise constante em que as instituições públicas, privadas, as convivências profissionais, e até mesmo as familiares, se estabelecem por frágeis relações, gerando um “pânico em todo tecido social”, porque a conduta às premissas morais são sobrepostas pelo poder econômico, gerando um sentimento de frustração social constante.

“Você anda de avião, toma um refrigerante, aceita determinada marca, graças aos ativos de reputação e imagem das empresas. Nada é natural, é algo construído a serviço do sistema”, interpreta Alcoforado.

Por este estado de crença ou desconfiança, a ética no Brasil tornou-se contextual, algo que podia em um momento, agora não pode. Fatos estes que são interpretados como o popular “jeitinho brasileiro”. Nesse contexto, o palestrante traçou três pontos fundamentais para criação de uma cultura de governança eficaz nas empresas.

Três pontos de governança fundamentais para os negócios

1. A cultura deve estar conectada com os valores de cada empresa, estando disponíveis e enraizados por todos os colaboradores, de todos os níveis da organização, sem exceção.
2. A transparência é outro ponto fundamental. Não só da porta para fora, mas ela deve fazer parte das decisões compartilhadas em grupo, ao contrário, essa fragilidade se manifesta ao público impactando negativamente seu produto ou serviço.
3. O último ponto, não menos importante, é a comunicação. As empresas que negociam em grupo, avançam. “É melhor um líder que fale demais, do que fale de menos”, deixando claro que a inovação deve ser compartilhada sempre com todos os membros da empresa.

Carlos Spall
Jornalista – SESCON GF 
MTB: 15807

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

30 de outubro de 2025

Sescon-SP leva a maior caravana para a 21ª CONESCAP

28 de outubro de 2025

Premiação e sorteios marcam o último dia da 21ª CONESCAP

28 de outubro de 2025

Último dia da Conescap reúne debates sobre inovação, marketing e reforma tributária

28 de outubro de 2025

Impactos da Reforma Tributária nas Sociedades Anônimas do Futebol (SAF)

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}