• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

Representante da FENACON participa de missão empresarial da Fecomércio-DF e SESC-DF na Colômbia

17 de junho de 2025 Por Ludimila Rodrigues -
Compartilhe

De Brasília a Medellín: Fecomércio-DF e Sesc-DF reforçam compromisso com futuro sustentável

Em missão à cidade colombiana, comitiva explorou soluções para fortalecer a segurança alimentar e a economia criativa.

Comitiva brasiliense em Medellín, Colômbia. (Foto: reprodução/SESC-DF)

Integrantes da Fecomércio-DF e do Sesc-DF estiveram em Medellín, na Colômbia, entre 3 e 7 de junho, em uma missão empresarial com foco na troca de experiências e no mapeamento de boas práticas nas áreas de segurança alimentar, inovação social e economia criativa. Reconhecida internacionalmente por sua capacidade de transformação urbana e social, a cidade colombiana tem se consolidado, nas últimas décadas, como modelo de políticas públicas integradas, parcerias institucionais e forte engajamento comunitário. 

A comitiva brasiliense participou de uma intensa programação técnica liderada pelo presidente do Sistema Fecomércio-DF e do Conselho Regional do Sesc-DF, José Aparecido Freire, e pelo diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo. A delegação, composta por empresários, conselheiros, presidentes de sindicatos e equipes técnicas das duas casas, visitou diversos bairros, empresas e entidades públicas e privadas com o objetivo de identificar soluções que possam ser adaptadas e implementadas no Distrito Federal. 

Um dos pontos altos da missão foi a assinatura de um protocolo de intenções na sede da Fundación Saciar, vinculada à Associação de Bancos de Alimentos da Colômbia (ABACO). A comitiva também visitou instituições de referência como a REAGRO e o Banco de Alimentos Arquidiocesano, que recebem doações de cerca de 240 empresas e alimentam mais de 100 mil pessoas por mês. As visitas mostraram que a importância da articulação entre sociedade civil, setor produtivo e poder público para o fortalecimento de políticas de combate à insegurança alimentar. 

“O acordo firmado permitirá a continuidade do intercâmbio de boas práticas entre a ABACO e o Sesc Mesa Brasil, que é hoje o maior programa de segurança alimentar da América Latina e vem batendo sucessivos recordes de arrecadação e distribuição de alimentos no DF”, destacou o presidente José Aparecido Freire. 

A comitiva da Fecomércio-DF e SESC-DF também visitou instituições de referência como a REAGRO e o Banco de Alimentos Arquidiocesano. (Foto: reprodução/SESC-DF)
A comitiva também visitou instituições de referência como a REAGRO e o Banco de Alimentos Arquidiocesano. (Foto: reprodução/SESC-DF)

Para Juan Carlos Buitrago, diretor da ABACO, o êxito das ações na Colômbia está diretamente ligado ao trabalho em rede. “Mais do que as doações, o que sustenta esses programas é a mobilização social e o compromisso coletivo. São os aliados ao longo do caminho que fazem a verdadeira diferença na construção de soluções estruturais”, afirmou. 

Para o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, a troca foi enriquecedora. “A experiência de levar alimento a quem precisa nos revela outras formas de fome, como a fome de cultura, de educação e do espírito. E é também responsabilidade da nossa instituição ajudar a saciá-las. Foi exatamente isso que percebemos na instituição que visitamos: parcerias com universidades, convênios com órgãos governamentais e iniciativas voltadas à qualificação profissional diferenciada. É esse tipo de intercâmbio e de troca de saberes que buscamos fortalecer”, ressaltou o diretor. 

Economia criativa 

Na área de economia criativa, que já movimenta cerca de 9 bilhões por ano no Distrito Federal e modelo para o mundo na cidade colombiana, a delegação visitou diferentes territórios criativos e comunidades, incluindo a Comuna 13, símbolo de transformação urbana, e o Distrito Perpetuo Socorro. O local é um antigo polo industrial que perdeu sua vocação inicial agora passa por uma revitalização com base em projetos culturais e turísticos, além de design, gastronomia e empreendedorismo. O bairro hoje reúne empresas, universidades, ONGs e órgãos públicos em um modelo de governança compartilhada, gerando renda e ocupação qualificada. 

“O Distrito de Perpetuo Socorro tem muita semelhança com o que queremos fazer no Setor Comercial Sul, em Brasília. Já iniciamos um amplo processo de revitalização, com investimentos em infraestrutura, elaboração de um diagnóstico urbano e o desenvolvimento de um modelo digital e físico para um Polo Tecnológico Criativo. A região ainda abriga a maior unidade educacional do Senac no DF e futuramente outra com foco em economia criativa. Isso sem falar da presença do Sesc-DF e do Instituto Fecomércio-DF na região”, explicou o presidente Aparecido. 

As visitas em Medellín foram acompanhadas por Santiago Uribe, diretor do Escritório de Resiliência de Medellín, que destacou os impactos positivos da articulação social. “A transformação só foi possível porque houve união entre diferentes setores e incentivos fiscais para atrair novas empresas. As antigas fábricas terão até 30 anos para deixar a área do Perpetuo Socorro, abrindo espaço para que o distrito se consolide como um polo criativo e sustentável no futuro”, afirmou.

Reconhecida internacionalmente por sua capacidade de transformação urbana e social, Medellín tem se consolidado, nas últimas décadas, como modelo de políticas públicas integradas, parcerias institucionais e forte engajamento comunitário. 
Medellín é conhecida por sua capacidade de transformação urbana e social. (Foto: reprodução/SESC-DF)

Reprodução SESC-DF

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

4 de dezembro de 2025

Receita amplia opções para pagamento de Darf da DCTFWeb

4 de dezembro de 2025

Reforma tributária ameaça exportação indireta e coloca em risco 25 mil MPEs

4 de dezembro de 2025

Com 8,3 milhões de trabalhadores, idosos têm nível de ocupação recorde

4 de dezembro de 2025

Agora é lei: doação de medicamentos será isenta de tributação

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}