• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

Ministério do Empreendedorismo reforça avanços no ambiente de negócios em evento com representantes de juntas comerciais de todo o país

9 de junho de 2025 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe
Foto: Beto Neves/ ASCOM MEMP

Com dois dias intensos de atividades, o 1º Encontro Nacional de Registro Empresarial e Integração (Enarei), que aconteceu no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), promovido pelo Ministério do Empreendedorismo (MEMP), por meio da Secretaria Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (SMEPP) e pelo Departamenro Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), em Brasília, reuniu autoridades, especialistas e mais de uma dezena de presidentes de juntas comerciais da federação para discutir avanços, desafios e propostas para modernizar o registro mercantil no Brasil.

A programação incluiu palestras, painéis e rodas de conversa sobre a reforma do Código Civil, inovação tecnológica e integração de órgãos. Entre os destaques, a palestra do professor Marcelo Von Adamek (USP) e o curso certificado sobre a Instrução Normativa DREI nº 01/202, que trata das alterações e formação do nome empresarial.

Um dos destaques foi a presença do ministro Márcio França. Ele enfatizou a importância das linhas de crédito, como o Pronampe, destacando que o programa foi responsável pela abertura de 37 mil empresas no Rio Grande do Sul. França também defendeu um registro empresarial seguro, com segurança jurídica e o fortalecimento do compartilhamento de dados por meio da criação de um cadastro nacional de empresas. “Estamos juntos por um ambiente de negócios mais fluído e descomplicado”, ressaltou.

A diretora do DREI, Flávia Britto, reforçou a importância do evento como marco para a aproximação das juntas comerciais com o Governo Federal.

“É o primeiro Encontro Nacional com esse objetivo de fortalecer o sistema de registro, promover a unificação das bases cadastrais e inserir as juntas em um ambiente digital integrado. A fala do ministro sela e valida nosso trabalho nesse sentido”, pontuou. E ainda acrescentou que a intenção “é ter uma interação maior entre DREI e juntas comerciais”, concluiu a diretora do DREI, Flavia Brito. 

Ela também destacou o papel do DREI como órgão normatizador e representante das juntas comerciais, além da importância da Redesim, instituída pela Lei 11.598/2007, que integra órgãos dos três níveis de governo para simplificar processos e garantir segurança jurídica ao empreendedor.

O presidente da Junta Comercial de São Paulo, que representa cerca de 30% do movimento nacional de abertura e alteração de empresas, segundo ele, também trouxe contribuições relevantes. Ele pontuou que, apesar dos avanços na informatização, o estado ainda está finalizando a digitalização completa dos processos, com previsão de conclusão ainda este ano.

“A Junta Comercial não é apenas responsável pelo registro de empresas. Também cuidamos do credenciamento de leiloeiros, tradutores públicos e depósitos fechados. Esses encontros permitem que troquemos experiências e levemos soluções reais aos órgãos normativos”, disse o presidente Márcio Shimomoto.

O secretário nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (Smepp), Maurício Juvenal, também participou do Encontro e ressaltou a relevância do Enarei para alinhar diretrizes entre os entes federativos.

“Esse Encontro é essencial para que possamos ouvir os estados e ajustar o sistema nacional de registro empresarial à realidade de quem está na ponta. Nosso foco é a desburocratização, especialmente para os pequenos negócios. A partir dos diagnósticos trazidos aqui, vamos trabalhar com o DREI na simplificação de procedimentos, integração de sistemas e melhoria da comunicação com os empreendedores. O objetivo é tornar o ambiente de negócios mais eficiente e acolhedor para quem quer empreender”, disse o secretário.

A ocasião proporcionou uma reunião estratégica conduzida pela diretora do DREI, Flávia Britto, com a presença do secretário, Maurício Juvenal. O momento teve como objetivo alinhar ações com as juntas comerciais presentes, discutindo assuntos como a Instrução Normativa da atividade dos leiloeiros, a interação com os procedimentos da Receita Federal, os recursos às decisões colegiadas em cada uma das juntas e as especificidades regionais. A iniciativa reforçou a necessidade da construção conjunta de políticas públicas que simplifiquem o ambiente de negócios e fortaleçam o empreendedorismo no Brasil.

Fonte: Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

5 de dezembro de 2025

Brasil e Uruguai avançam na parceria que possibilita uso de serviços digitais transfronteiriços

5 de dezembro de 2025

Aumento da tributação para bets e fintechs: CNC defende equilíbrio para preservar empresas e mercado

5 de dezembro de 2025

Pequenos negócios respondem por quase todos os empregos criados em outubro no país

5 de dezembro de 2025

Decore Eletrônica exigirá upload e assinatura digital de documentos em 2026

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}