• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

Congresso da Receita Federal debate eficácia, legitimidade e inovação no sistema tributário

8 de novembro de 2024 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

Encontro em Brasília destaca avanços para uma administração tributária orientadora e eficiente.

A Receita Federal do Brasil (RFB) realizou nesta quinta-feira (7/10) o II Congresso de Direito Tributário e Aduaneiro, reunindo especialistas no tema em Brasília. O encontro teve como foco Eficácia, Legitimidade e Inovação na Administração Tributária. Foram discutidas propostas para aprimorar o relacionamento entre o fisco e a sociedade, com destaque para a importância de uma abordagem mais orientadora. O evento também enfatizou o avanço na transformação digital e a cooperação com o meio acadêmico e outras instituições.

Na abertura, o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, ressaltou que a instituição pretende se firmar cada vez mais com uma atuação mais orientadora. “Por uma série de razões, a começar pela complexidade da legislação, é fundamental reconhecer que o contribuinte necessita de orientação para alcançar a conformidade. Esse é o caminho mais eficaz para resolver questões, evitando litígios e atendendo ao interesse público da forma mais adequada”, afirmou Barreirinhas.

Sobre a atuação da Receita Federal e seus reflexos na segurança pública, ele destacou o papel da instituição no combate ao crime organizado. Segundo o secretário, essa colaboração vai além da simples fiscalização tributária. “A Receita Federal se tornou um aliado essencial na segurança pública, utilizando seu poder de inteligência para identificar estruturas empresariais ilícitas e combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do crime organizado,” afirmou.
 
Novas perspectivas 

Adriana Gomes Rêgo, secretária especial adjunta da Receita Federal, por sua vez, explicou que o congresso representa um espaço importante e valioso para o compartilhamento de conhecimentos e experiências que podem aprimorar o sistema tributário.

“Estamos criando uma oportunidade de troca de conhecimento, incentivando a disseminação de boas práticas e experiências, incluindo as experiências internas da Receita Federal, que serão exploradas ao longo do evento”, comentou. “Nosso objetivo aqui é explorar novas perspectivas e abordagens no campo do Direito Tributário e Aduaneiro, considerando mudanças legislativas, regulatórias e econômicas recentes”, completou.
 
A afirmação corrobora a visão da procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize Almeida, que também participou da mesa de abertura. Ela ressaltou a necessidade de integração entre as equipes dos diversos órgãos da administração tributária: “Precisamos nos aproximar ainda mais para que nosso trabalho seja mais fluido e os resultados entregues à sociedade sejam ainda melhores”, pontuou.
 
A procuradora ressaltou também que, com a reforma tributária em vista, será fundamental que os órgãos de fiscalização trabalhem em coesão para garantir o bom funcionamento das novas medidas, evitando que divergências internas prejudiquem a administração pública.
 
Sistema fiscal justo e eficiente
 
A abertura do congresso contou ainda com a participação da ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça. Em sua fala, ela reforçou o compromisso com um sistema fiscal mais justo e eficiente, ao declarar que o evento fomenta o diálogo e cooperação entre setores distintos, fundamentais para transformar o sistema tributário e aduaneiro. “Temos a expectativa de construir um sistema tributário eficiente e justo. Para isso, é essencial identificar desafios atuais e emergentes e propor soluções inovadoras”, afirmou.
 
Maria Cristina Mac Dowell, especialista em Gestão Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), destacou o apoio da instituição nessa missão. Segundo ela, o BID há quase três décadas investe no desenvolvimento fiscal do Brasil, e os processos de análise de dados são hoje o principal foco para aprimorar a gestão tributária.

“Quando falamos em administração tributária, falamos sobre o uso de tecnologia para transformar dados em informação estratégica. O Banco apoia, há quase 30 anos, a gestão fiscal dos estados, municípios e do Governo Federal, e nosso foco agora está no uso de análises de dados para aprimorar os processos da administração tributária”, explicou.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também prestigiou a abertura do evento e destacou a necessidade de simplificação, desburocratização e eliminação de exigências normativas desnecessárias. Ele apontou os benefícios da reforma tributária do consumo para a economia do país.


Confira no Canal da Receita Federal no Youtube a abertura e o primeiro dia de debates do II Congresso de Direito Tributário e Aduaneiro

Fonte: Receita Federal

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

5 de dezembro de 2025

Comissão aprova multa para grande empresa que atrasa pagamento a fornecedor

5 de dezembro de 2025

Congresso aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 com meta de superávit

4 de dezembro de 2025

Receita amplia opções para pagamento de Darf da DCTFWeb

4 de dezembro de 2025

Reforma tributária ameaça exportação indireta e coloca em risco 25 mil MPEs

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}