Notícias

Vice-presidente da FENACON fala sobre os impactos da reforma tributária em evento da Fecomércio RN

Compartilhe

Reynaldo Lima Junior, vice-presidente Institucional da FENACON, participou de reunião de trabalho realizada pela Fecomércio RN e Sindilojas RN, em conjunto com o CRCRN e o SESCON-RN, nesta quarta-feira (10)

Divulgação Fecomércio RN

Em uma manhã marcada por debates e assinaturas de parcerias estratégicas, a Fecomércio RN e Sindilojas RN, em conjunto com o Conselho Regional de Contabilidade do RN (CRC RN) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do RN (Sescon RN), realizou uma reunião de trabalho na quarta-feira, 10, no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa. O evento contou com a presença de mais de 70 contabilistas.

A abertura da reunião foi conduzida pelo vice-presidente da Fecomércio RN e presidente do Sindilojas RN, Gilberto Costa, representando o presidente Marcelo Fernandes de Queiroz. Em seguida, o presidente do CRC RN, Anailson Gomes, e o presidente do Sescon RN, João Henrique Duarte, também deram as boas-vindas aos participantes, destacando a importância da colaboração entre as entidades para o fortalecimento do setor.

“É uma grande satisfação reunir contadores, especialistas e representantes de entidades para que possamos discutir temas cruciais para o desenvolvimento econômico do nosso estado”, afirmou Gilberto Costa.

Já Anailson Gomes destacou a importância da área: “Onde há negócio, há um profissional de Contabilidade. Por isso, encontros como este são tão importantes”, afirmou. Por sua vez, João Henrique Duarte, agradeceu a parceria. “É uma satisfação para nós que fazemos o Sescon RN estar presentes e sermos parceiros de eventos como este”.

Repis e mais crédito
O encontro teve início com uma apresentação sobre o Regime Especial de Piso Salarial (Repis), conduzida pelo assessor jurídico da Fecomércio, Pedro Siqueira, e pelo coordenador administrativo financeiro, Julio Fonseca. Ambos explicaram os benefícios para os profissionais contábeis e empresários presentes.

Um dos momentos altos do evento foi a assinatura do termo de cooperação entre o CRC RN e a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), o mesmo foi assinado pelo presidente do CRC RN, Anailson Gomes e pela diretora-presidente, Márcia Maia.

“Esta é uma parceria importante para a área de Contabilidade, mas o conhecimento que temos dessa oportunidade que a AGN nos traz também pode ser levada para os nossos clientes, que precisam de crédito também, como pequenos empreendedores que talvez possam buscar esse recurso e melhorar o seu negócio”, disse Gomes.

Márcia Maia explicou o propósito da Agência: “Essa é a nossa missão maior, e com isso, fomentar o desenvolvimento, fortalecer o desenvolvimento local de forma sustentável, gerando emprego e renda, e fortalecendo do modo geral a nossa economia do Rio Grande do Norte”.

O diretor de desenvolvimento estratégico e negócios da AGN, Elan Miranda, detalhou a iniciativa que visa implementar ações de negócios e apoio financeiro aos empreendedores do estado.

Inovação e reforma
A reunião continuou com a apresentação da consultora de Gestão e Inovação do Sebrae RN, Luana Dantas, sobre o programa Tecnova III. “Os contadores são muito importantes para o desenvolvimento dos negócios, vocês são o braço direito dos empresários. E isso é verdade também quando se fala em oportunidades de inovação como essa do edital que vamos trazer”, avaliou. Luana destacou as oportunidades de inovação e financiamento para pequenas e médias empresas, incentivando a participação dos empresários locais.

A pauta se encerrou com uma discussão sobre a Reforma Tributária, apresentada pelo vice-presidente da Fenacon, Reynaldo Lima Junior. “A última reforma foi em 1965, então 59 anos depois, nós aprovamos uma mudança muito grande no nosso sistema tributário nacional. Por isso, é importante trazermos essa discussão e tirarmos as principais dúvidas sobre o que está acontecendo”, declarou.

A palestra elucidou os principais pontos da reforma e suas possíveis consequências para o cenário econômico e empresarial do Rio Grande do Norte.

Com informações da Fecomércio RN

Fotos – divulgação

Mais Fenacon