• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

Maioria dos empreendedores tira férias uma vez por ano, mas parte deles se incomoda em ficar ausente

3 de julho de 2024 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

Se por um lado, 70% saem de recesso anualmente, 27% ficam receosos por não estar no dia a dia do negócio e 33% dizem que a produtividade cai

A maioria dos donos de pequenos negócios costuma sair de férias uma vez por ano, porém, para aproximadamente um terço deles, o período de descanso os deixa receosos por não estarem presentes no cotidiano da empresa e sentem que a produtividade do empreendimento cai. As constatações são da pesquisa do Sebrae-SP chamada “O empreendedor e as férias”.

De acordo com o levantamento, 70% dos empreendedores tiram férias uma vez por ano, enquanto 13% não costumam sair de férias. Se por um lado 57% desfrutam os momentos de lazer com tranquilidade e 53% dizem recarregar as energias, por outro, 27% dos proprietários de microempresas (MEs) ficam receosos por não acompanharem o dia a dia do negócio e 33% deles entendem que a produtividade na empresa cai quando estão ausentes.

“A pesquisa mostra que, no geral, o empreendedor consegue se organizar para sair de férias, mas dos 13% que não costumam se ausentar do negócio, 34% estão há mais de três anos sem descanso, o que pode indicar a necessidade de ajuste na gestão ou na estrutura do empreendimento, já que fazer uma pausa do trabalho é benéfico para a saúde física e mental”, afirma a coordenadora de pesquisas do Sebrae-SP Carolina Fabris Ferreira.

Para sair de férias, 79% dos proprietários de empresas de pequeno porte e 66% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) adiantam suas tarefas. O período de recesso é planejado com antecedência variável: 45% planejam as férias com 7 a 12 meses de antecedência, 33% entre 2 e 6 meses antes e 18% de 12 a 24 meses.

Além disso, 56% dos empreendedores acreditam que antecipar e organizar alguns assuntos antes traria mais tranquilidade durante as férias. A pesquisa revelou também que 42% dos proprietários de MEs se preocupam em ter alguém que possa fazer o seu trabalho durante o recesso.

Geralmente, as férias ocorrem nos meses de janeiro (para 36%), dezembro (32%), julho (22%) e fevereiro (21%). O tempo de duração mais frequente de férias é de duas semanas, citado por 57% dos empreendedores; além disso, 70% costumam viajar, preferencialmente para praia ou áreas verdes, destino de 32% dos entrevistados.

O levantamento

A pesquisa “O empreendedor e as férias” foi realizada por e-mail entre 22 de abril e 15 de maio com 1,2 mil proprietários e proprietárias de micro e pequenas empresas com CNPJ.

Fonte: Agência Sebrae

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

5 de dezembro de 2025

Congresso aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 com meta de superávit

4 de dezembro de 2025

Receita amplia opções para pagamento de Darf da DCTFWeb

4 de dezembro de 2025

Reforma tributária ameaça exportação indireta e coloca em risco 25 mil MPEs

4 de dezembro de 2025

Com 8,3 milhões de trabalhadores, idosos têm nível de ocupação recorde

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}