• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

Presidente da FENACON participa do Encontro das Lideranças das Entidades Filantrópicas e Profissionais da Contabilidade

9 de fevereiro de 2021 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

Sérgio Approbato abordou o tema ‘Reforma Tributária e os Impactos nas Entidades Imunes’ no evento online organizado pelo CRCSP

Com a mediação do vice-presidente do Desenvolvimento Profissional Marcelo Roberto Monello, o CRCSP promoveu, em 8 de fevereiro de 2021, o Encontro das Lideranças das Entidades Filantrópicas e Profissionais da Contabilidade para debater o tema “PLP 274/2020: Cebas em Pauta – Imunidade Tributária e Política Pública”. A atividade foi transmitida ao vivo pelo canal do CRCSP no YouTube.

O Cebas é um certificado concedido para pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que são reconhecidas como entidades beneficentes de assistência social, de acordo com a Lei n.º 12.101/2009, e que prestam serviços nas áreas de educação, assistência social ou saúde.

A lei prevê os requisitos necessários a serem cumpridos pelas entidades beneficentes para serem reconhecidas. Esses requisitos são apontados de acordo com a área da atuação da entidade (saúde, educação, assistência social).

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina abriu o evento afirmando que “durante a pandemia da Covid-19, uma das áreas mais afetadas da Economia foi o Terceiro Setor. É fundamental que, neste momento, tenhamos uma atenção especial às entidades sem fins lucrativos e promovamos a solidariedade na sociedade. O CRCSP se orgulha muito de fazer esta transmissão e dar o apoio que estas entidades merecem”.

A presidente da Associação Paulista de Fundações (APF), Dora Sílvia Cunha Bueno, também se manifestou dizendo que “precisamos reforçar a luta pela representatividade das organizações da sociedade civil, associações e fundações junto à sociedade e ao poder público por um bem maior. Este momento é importantíssimo, pois precisamos conhecer e discutir o PLP 274/2020, de autoria do senador Major Olímpio, diretamente com o público interessado no tema”.

O presidente do Fórum Nacional das Entidades Filantrópicas (Fonif), Custódio Pereira, agradeceu ao CRCSP pela organização do debate virtual e ao senador Major Olímpio por permitir que as entidades filantrópicas coloquem a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas) no centro das discussões.

O senador Major Olímpio (PSL-SP), autor do PLP 274/2020, disse que reconhece o trabalho importantíssimo das entidades filantrópicas, especialmente na pandemia. “Como estaria nossa saúde sem as Santas Casas e hospitais filantrópicos?” – perguntou o senador. Segundo ele, “o projeto foi apresentado com o intuito de gerar mais segurança política e está aberto para ser questionado e alterado. O objetivo é fortalecer a filantropia porque são as entidades que têm a visão clara do que é necessário para que garantam a assistência necessária”. O senador lembrou também que o retorno é de mais de sete vezes para cada real investido nas filantrópicas.

O advogado da Divisão Sul Americana da Igreja Adventista, Vanderlei Vianna, elogiou o PLP 247 “porque ajusta várias questões deixadas pela Constituição de 1988, como a obrigatoriedade de as Santas Casas garantirem que 60% de seus serviços sejam comprados pelo SUS, “mas, sem a possibilidade de, caso não sejam preenchidos, serem direcionados ao setor pagante”. Vianna disse que as entidades farão várias sugestões de mudanças ao senador.

O presidente da Federação Brasileira de Assistência Socioeducacionais de Adolescentes (Febraeda), Antônio Roberto Silva Pasin, lembrou que representa mais de 100 entidades que oferecem qualificação profissional a jovens e adolescentes. Ele criticou o fato de o Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social ser preenchido por terceiros e não “pelas próprias organizações que conhecem a fundo o trabalho que fazem”.

“Somos o braço direito e esquerdo do governo na assistência à população”, afirmou o presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), Paulo Fossati. “Prestamos serviços na educação, saúde e assistência social em mais de 11 mil entidades filantrópicas”, disse Fossati. “Precisamos superar a burocracia engessada que nos limita, dialogar para encontrar o melhor caminho para as políticas públicas, pois onde houver dor, aí estaremos”.

Na área da saúde, as Santas Casas, que existem no Brasil desde 1543, segundo o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), Edson Rogatti, foram fundamentais no atendimento à população durante a pandemia. “Mais de 70% dos leitos ocupados por doentes da Covid-19 foram de hospitais filantrópicos”, disse Rogatti. Ele também lamentou o fato de há 21 anos o SUS não ajustar a tabela de serviços. “Mesmo assim não deixamos de atender quem nos procura”, disse Rogatti.

O presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Sérgio Approbato Machado Júnior, participou da live comentando sobre as propostas de Reforma Tributária que tramitam no Congresso Nacional. “São duas Propostas de Emenda Constitucional (PECs) de parlamentares e um Projeto de Lei (PL) de autoria do Governo”, disse Approbato que acredita que até o final do ano deverão ser votadas. “É preciso que as entidades fiquem atentas nas questões que tratam das isenções e benefícios fiscais que estão sendo propostas. O governo precisa ter um olhar nobre para as entidades filantrópicas que atendem uma parcela importante da nossa população, seja na saúde, seja na educação”, finalizou.

A atividade foi encerrada depois que os participantes responderam várias perguntas enviadas pelo público de todo o Brasil.

Assista abaixo o debate.

Fonte: CRCSP

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

5 de dezembro de 2025

Receita Federal ajusta norma sobre perdas em créditos e cálculo dos juros sobre capital próprio

5 de dezembro de 2025

Brasil e Uruguai avançam na parceria que possibilita uso de serviços digitais transfronteiriços

5 de dezembro de 2025

Aumento da tributação para bets e fintechs: CNC defende equilíbrio para preservar empresas e mercado

5 de dezembro de 2025

Pequenos negócios respondem por quase todos os empregos criados em outubro no país

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}