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Sebrae e Ministério das Mulheres firmam parceria para ampliar empreendedorismo feminino

22 de fevereiro de 2024 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
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Programas Cidade Empreendedora e Plural deverão ancorar ações pela igualdade e pelo enfrentamento da misoginia

Divulgação Sebrae

Em reunião na terça (20), a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e o presidente do Sebrae, Décio Lima, definiram que as políticas públicas pela igualdade e pelo enfrentamento da misoginia terão como aliados os programas Cidade Empreendedora e o Plural, nova iniciativa do Sebrae que tem como objetivo transformar o empreendedorismo em um mecanismo de transformação social e ampliar os negócios liderados por pessoas consideradas minorias na sociedade.

Segundo a ministra, o maior desafio hoje para executar as ações de políticas públicas para as mulheres está no alcance do público-alvo, “hoje temos menos de 300 instituições destinadas a efetivar as medidas do governo federal direcionadas a este público. Precisamos do apoio do Sebrae no processo de disseminação das ações do Ministério para que tenhamos a participação dos municípios brasileiros”, afirmou Cida Gonçalves.

O Programa Cidade Empreendedora chega hoje a 3 mil municípios. Para o presidente Décio Lima, o Sebrae será estratégico para disseminar os projetos e ações do Ministério. “Estamos falando em igualdades de oportunidades, diversidade e inclusão. O Sebrae, como sexta marca mais forte do país, precisa atuar junto aos grandes desafios que o Brasil enfrenta. Avançar no enfrentamento da misoginia é um tema que necessita do compromisso da nossa instituição”, afirmou.

A ministra Cida Gonçalves lembrou ainda que no âmbito das políticas públicas, pelo menos dois eixos precisam ser atacados. O primeiro deles diz respeito à efetivação de medidas que permitam a inclusão das mulheres, que hoje se encontram na vulnerabilidade e o segundo está associado à igualdade salarial. “O empreendedorismo já vem sendo um forte aliado para muitas mulheres que recebem o bolsa família e que trabalham vendendo bolos ou marmitas para ampliar a renda”, lembrou.

A coordenadora do Sebrae Delas, Renata Malheiros, presente à reunião explicou que o programa do Sebrae chega a atender 100 mil mulheres por ano e que as ações vão além das capacitações, pois levam autoconfiança e orientações de como lidar com preconceitos. “O Sebrae Delas entende que a liberdade feminina pode ser alcançada por meio da autonomia financeira”, afirmou Malheiros.

O presidente Décio Lima destacou que o Sebrae terá o mês de março dedicado ao empreendedorismo feminino com um calendário repleto de atividades. Entre as atividades previstas estão uma campanha publicitária na temática do empreendedorismo feminino; o lançamento do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que ano passado contou com 4 mil inscrições; uma cartilha sobre violência contra a mulher e o lançamento do Mulheres em Foco, curso desenvolvido pelo Sebrae, direcionado às mulheres que empreendem ou planejam empreender.

Fonte: Agência Sebrae

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