• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

Rede social: 8 posts assertivos para o perfil profissional do contador

1 de março de 2023 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

Publicações mais assertivas em perfis sociais podem alcançar um público maior e consolidar a presença do profissional no mercado.

Pixabay

As redes sociais já fazem parte da rotina da maioria das pessoas e negócios.

Além de ser um espaço virtual para compartilhar fotos, vídeos e registros, as redes também podem ser uma importante ferramenta para divulgar serviços, inclusive da área contábil.

Elas podem ajudar o contador a alcançar um público maior, consolidar-se no mercado, além de aumentar a sua visibilidade.

Apesar disso, compartilhar conteúdos certos e sem infringir as regras do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é um desafio para esses profissionais.

Um formato comercial nas redes sociais permite que o profissional da contabilidade potencialize seu perfil com a divulgação de dados como:

  • Endereço;
  • Telefone;
  • Categorias;
  • Descrição de um negócio.

Para contadores que desejam crescer no Instagram, há múltiplas funções que ajudam a entender o comportamento dos seguidores e apostar nas publicações certas. 

Segundo o especialista em marketing, CEO e criador da ferramenta Publiko, Isack Wesller, “o primeiro passo é organizar o perfil profissional do contador para que ele possa se destacar em meio à concorrência. Além disso, é preciso ter uma boa estratégia de conteúdo, ter consistência na publicação diária de posts para construir autoridade e transmitir confiança aos seguidores, além de credibilidade e reconhecimento. Resumindo, ter um perfil bem configurado e conteúdos estratégicos diários é a base de tudo.”

Além disso, Wesller diz que alguns passos são importantes para ter um perfil profissional capaz de viralizar na rede social, como:

  • Definir estratégia de conteúdo;
  • Publicar diariamente, todos os dias da semana;
  • Diversificar o conteúdo para atingir seguidores com vários níveis de consciência sobre seus serviços;
  • Utilizar ferramentas que facilitam o trabalho do contador nas redes sociais;
  • Impulsionar os conteúdos certos e configurar o anúncio corretamente;
  • Interagir com o público. 

Além disso, há outra dúvida muito comum entre os profissionais de contabilidade: o que pode e o que não pode ser compartilhado, conforme o Código de Ética Profissional do Contabilista.

O Código indica que não é permitido anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdos que sejam comparativos com outros profissionais da classe, ou que diminuam algum outro profissional contador ou a Organização Contábil, sendo admitida a indicação de títulos, serviços oferecidos, trabalhos feitos, relação de clientes e especializações. 

Portanto, os contadores não podem postar:

  • Postagens de comparações com outros profissionais, escritórios ou serviços;
  • Promoções, ofertas e descontos;
  • Anúncios falsos ou de múltiplas interpretações;
  • Crítica ao trabalho de colegas, à Organização Contábil ou à classe. 

Veja oito tipos de posts, exclusivos para Instagram, que podem ser úteis para profissionais de contabilidade:

  1. Postagens que facilitem o dia a dia dos usuários: como entender o diferencial da alíquota?” ou, “como aprender a declarar o Imposto de Renda? ;
  2. Publicações informativas, como: quais foram as últimas alterações na aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ?;
  3. Posts de alerta, por exemplo: CNPJ inapto: A Receita Federal pode cancelar seu CNPJ?;
  4. Postagens de curiosidades;
  5. Posts em formato de dicas, como: qual a diferença entre Lucro Bruto e Lucro Líquido?;
  6. Informações importantes para empresários, por exemplo: como funciona o cálculo de horas extras?;
  7. Postagens sobre temas atuais, relevantes para pequenos empreendedores, como: Inflação: como ela pode impactar seu caixa? E como se prevenir?;
  8. E postagens de humor, que se relacionam com assuntos em alta, não apenas da contabilidade, para atrair seguidores, mas de forma qualificada. Afinal, é importante ter entretenimento em meio aos conteúdos informativos, e a linguagem não deve ser excessivamente formal.”

“Atualmente existem também diversas ferramentas que poderão guiar e facilitar a vida dos profissionais de contabilidade que estão buscando explorar o poder do marketing nas redes sociais”, acrescenta Wesller.

A maioria dos contadores não tem disponibilidade de tempo, por isso, as ferramentas que ajudam a planejar postagens para contadores são bem-vindas.

Com informações do Comunique-se Portal

Fonte: Portal Contábeis

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

4 de dezembro de 2025

Receita amplia opções para pagamento de Darf da DCTFWeb

4 de dezembro de 2025

Reforma tributária ameaça exportação indireta e coloca em risco 25 mil MPEs

4 de dezembro de 2025

Com 8,3 milhões de trabalhadores, idosos têm nível de ocupação recorde

4 de dezembro de 2025

Agora é lei: doação de medicamentos será isenta de tributação

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}