Nesta quarta-feira (22/02), o diretor de Políticas Estratégicas e Legislativas da FENACON, Diogo Chamun, participou da live realizada pela rádio O Povo CBN sobre o tema Imposto de Renda 2023: com regras definidas, empreendedor já deve se preparar para declaração.
Chamun alertou sobre a importância de se preparar com antecedência para declarar o IR. Segundo ele, os contribuintes devem reunir o máximo de documentação já disponível como comprovantes de compra e venda de imóveis, movimentação na bolsa de valores, entre outras despesas. O prazo para a entrega da declaração é de 15 de março a 31 de maio.
O especialista ainda ressalta uma outra vantagem de não deixar a declaração para última hora: quem declara o imposto de renda com mais antecedência tem prioridade em casos de restituição.
Apesar de ser um tema que gera muitas dúvidas, o diretor da FENACON analisa que a declaração do IR “é intuitiva, não traz complexidades, mas a gente sempre recomenda que o contribuinte procure um especialista para que não haja surpresas”.
(minutagem 18min – 25min50)