• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

Dia do Empresário Contábil: desafios econômicos na pandemia impulsionaram o novo perfil profissional do setor

12 de janeiro de 2023 Por Samara Neres - Agência Fenacon de Notícias
Compartilhe

Para Fenacon, além de comemoração, data é momento para contadores refletirem o potencial empreendedor dos serviços que prestam

Nesta quinta-feira, 12 de janeiro, é comemorado o Dia do Empresário Contábil. Diferentemente dos contadores, este profissional se dedica também a demandas de gestão, unificando características do universo da contabilidade com o empreendedorismo. Para os especialistas da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas), a pandemia impulsionou a carreira, já que contadores viram nos desafios econômicos do período uma chance de reinventar suas atuações.

“É natural do profissional da contabilidade ter que se manter constantemente atualizado. Durante a pandemia, com o aumento do exercício de funções em home office e os debates de adaptação das leis trabalhistas à nova realidade, o profissional se viu encarregado de mais funções administrativas e até de gestão de pessoas. Houve também, por conta desse dia a dia constantemente em mudanças, uma aproximação do profissional com as empresas em que prestava serviços, e isso impulsionou o seu perfil empreendedor”, explica Daniel Coêlho, presidente da Fenacon.

Para Coêlho, o maior desafio do contador ao se tornar empresário é conseguir agregar valor ao serviço que presta. “Existe uma visão muito conservadora ainda do contador como aquele profissional dedicado aos tributos em si. Quando a gente fala do empresário contábil, ele mantém as suas obrigações da contabilidade, mas ele também busca trazer benefícios que desenvolvam não só as suas atividades, como os negócios em que ele vai se relacionar. Por exemplo, é alguém que pode ter conhecimento tecnológico para sugerir programas de gestão, uma pessoa que ofereça treinamentos ou até um consultor que atue diretamente nos órgãos políticos para ajudar na construção dos projetos de lei a serem votados.”

Para migrar à área, é necessário marketing pessoal e organização

E como fazer essa transição de contador para um empresário contábil? Reynaldo Lima Junior, vice-presidente institucional da Fenacon dá a deixa: é necessário sair do comodismo em que muitos profissionais acabam entrando e pensar na sua prestação de serviços como uma oportunidade para novos produtos:

“O profissional tem que ter a autovalorização do seu trabalho e o entendimento que, com os novos modelos de gestão, ele tem a oportunidade de se tornar mais próximo dos seus clientes, expandindo os serviços que presta. Hoje, a gente tem uma maior importância e relevância da contabilidade no mercado, eu não conheço uma empresa que não esteja conectada a um contador, mas para o profissional que queira ser empresário, ele tem que estar preparado para outros desafios”, ressalta Lima.

Os desafios envolvem, principalmente, criatividade, e refletir onde o serviço prestado pode evoluir. “A gente vê hoje vários empresários contábeis dando consultorias, diagnósticos na área de investimentos, serviços para pessoas físicas quanto jurídicas. O importante é que, para chegar a isso, é necessário o marketing pessoal, tanto para o contador como empresário quanto para a sua empresa contábil, para assim apresentar os novos serviços e a sua nova função”, ressalta.

Lima conclui que o empresário contábil é uma evolução da contabilidade, e que o mercado tende a crescer ainda mais. “Estamos cada vez mais utilizando a contabilidade como a ciência que ela é. Ela não é uma mera administradora de tributos, mas sim uma ciência analítica do cenário mercadológico.”

Confira a mensagem do presidente da FENACON:

Sobre a Fenacon

Criada em 1991, a Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas) nasceu da necessidade de empresários do setor de serviços de se ter uma entidade que os representasse nacionalmente.

Filiada à Confederação Nacional do Comércio (CNC), a Fenacon conta com 38 entidades empresariais, que representam, aproximadamente, 400 mil empresas distribuídas nos 26 estados e no Distrito Federal.

Atendimento à imprensa

Rafael Martins – (11) 98782-6737

Lucílio Lessa – (85) 98601-2944

imprensa@fenacon.org.br

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

5 de dezembro de 2025

Decore Eletrônica exigirá upload e assinatura digital de documentos em 2026

5 de dezembro de 2025

Ministério do Empreendedorismo amplia governança e monitora programas de apoio ao microempreendedor em reunião do Comitê Estratégico

5 de dezembro de 2025

Receita Federal ajusta norma sobre perdas em créditos e cálculo dos juros sobre capital próprio

5 de dezembro de 2025

Brasil e Uruguai avançam na parceria que possibilita uso de serviços digitais transfronteiriços

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}