• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

Parceria IBGE-CFC facilita contadores e empresas informantes das Pesquisas Econômicas Anuais

28 de março de 2022 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe
IBGE e o CFC pretendem disseminar junto à sociedade os benefícios do Projeto Preenche Rápido. – Foto: Arte sobre foto Unsplash

O IBGE e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica no contexto do Projeto Preenche Rápido, facilitando a vida de profissionais de contabilidade e empresas informantes. Publicado no Diário Oficial da União em 07/02/2022, o Projeto prevê várias iniciativas, envolvendo diretamente, além das duas Instituições, empresas de TI, profissionais de contabilidade e empresas informantes do IBGE.

Objetivando viabilizar o processo de automação do preenchimento dos questionários das Pesquisas Econômicas Anuais, desde o ano passado o IBGE e o CFC vêm planejando mobilizar as principais empresas desenvolvedoras de software contábil do País e realizar campanhas de divulgação do Projeto.

Funcionalidade permite importar informações

Desde 2018, o IBGE implementou nos seus sistemas, onde são disponibilizados os questionários eletrônicos das pesquisas, uma funcionalidade que permite a importação de informações para os questionários do IBGE a partir de um arquivo de extensão csv. “No entanto, essa funcionalidade é pouco conhecida e os softwares de contabilidade não estão preparados para gerar a informação no layout que o contador precisa”, comentou Raquel Rabello, analista do IBGE e Líder do Projeto.

Jurandir Oliveira, Gerente de Planejamento e Produção das Pesquisas Estruturais, chama atenção para o fato de que, como o IBGE já disponibiliza os layouts dos questionários, as empresas de TI precisam desenvolver dentro dos seus sistemas contábeis as funcionalidades de exportação automática das informações das empresas-clientes, que são requeridas pelos questionários do IBGE.

Segundo Alessandro Pinheiro, coordenador das Pesquisas Econômicas Estruturais e Temáticas, o IBGE e o CFC pretendem disseminar junto à sociedade os enormes benefícios do Projeto Preenche Rápido, como o aumento de eficiência para empresas e escritórios de contabilidade no cumprimento das suas obrigações legais com o IBGE; as oportunidades de mercado para empresas de TI, pois as amostras contemplam anualmente em torno de 270 mil empresas e se renovam a cada ano; assim como a melhoria da qualidade das informações estatísticas produzidas pelas Pesquisas.

A grande novidade, segundo Cimar Azeredo Pereira, diretor de Pesquisas do IBGE, é que, dentre as empresas de TI que enxergaram tanto as oportunidades, como os grandes benefícios sociais do Projeto, uma das líderes de mercado, a empresa Domínio Sistemas, do grupo Thomson Reuters, assumiu a dianteira e já está colocando no seu ambiente de produção, para suas empresas clientes, as funcionalidades de exportação automática de informações para a Pesquisa Industrial Anual (PIA-Empresa), Pesquisa Anual do Comércio e Pesquisa Anual de Serviços. Brevemente estará disponível para a Pesquisa Anual da Indústria da Construção. Depois disso, os esforços procurarão envolver também a Pesquisa Industrial Anual (PIA-Produto), pesquisa que investiga informações sobre produtos empresariais.

Presidente do IBGE enxerga benefícios mais amplos

O Presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, destaca que, embora o objetivo mais direto do Projeto seja facilitar a vida de profissionais de contabilidade e empresas informantes do IBGE, em última instância, ele trará naturalmente benefícios ainda mais amplos, como melhores estratégias empresariais e políticas públicas, pois elas se baseiam nas informações das Pesquisas Econômicas Estruturais. Além disso, são informações que alimentam o Sistema de Contas Nacionais e, portanto, aprimoram o processo de cálculo de estimativas como o PIB nacional.

“A parceria entre o Conselho Federal de Contabilidade e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no desenvolvimento do projeto Preenche Rápido traz benefícios não apenas para os profissionais da contabilidade, mas para todo o país. A partir dessa iniciativa, o preenchimento das pesquisas referentes ao Programa Anual das Pesquisas Estruturais por Empresa do IBGE ficará mais rápido, uma vez que serão importadas muitas informações já armazenadas nos sistemas contábeis. Essa inovação também evitará o retrabalho e possíveis erros. Com mais agilidade para a realização dessa tarefa, as empresas enviarão, de forma rápida, informações precisas e estratégicas ao IBGE, que conseguirá fazer um mapeamento mais fidedigno do mercado e fornecer dados que podem contribuir para o aumento da competitividade das empresas e, consequentemente, para o desenvolvimento sustentável do país”, concluiu o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior.

Fonte: IBGE

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

5 de dezembro de 2025

Brasil e Uruguai avançam na parceria que possibilita uso de serviços digitais transfronteiriços

5 de dezembro de 2025

Aumento da tributação para bets e fintechs: CNC defende equilíbrio para preservar empresas e mercado

5 de dezembro de 2025

Pequenos negócios respondem por quase todos os empregos criados em outubro no país

5 de dezembro de 2025

Decore Eletrônica exigirá upload e assinatura digital de documentos em 2026

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}