• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Fenacon na Mídia

CONESCAP: especialistas analisam cenário econômico, cibersegurança e Soft Skills no universo contábil

18 de fevereiro de 2022 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

Entre os palestrantes desta terça-feira (15), estiveram Carlos Alberto Sardenberg, Emerson Wendt e Andrea Iorio. Confira como foram os painéis.

Foto: Thiago Rodrigues/ Portal Contábeis

O segundo dia da CONESCAP e CONVECON trouxe um debates importante sobre o futuro qual o futuro econômico do Brasil no novo ambiente econômico mundial. 

O evento iniciou a programação com um painel com Carlos Alberto Sardenberg, jornalista e âncora do programa CBN Brasil, Fábio Bentes, economista da CNC e Marcelo Lombardo, CEO da OMIE. O bate-papo foi mediado pelo presidente da Fenacon, Sérgio Approbato.

Sardenberg pontuou que o grande problema do Brasil é o crescimento baixo que se consolida como cenário mesmo antes da pandemia. 

“Para mudar a situação do Brasil, é preciso ter um crescimento de 5% ao ano, portanto nós estamos muito atrasados, já que a média anual de crescimento do país é de 1%. E isso está presente no curto prazo, que é 2022 e 2023”, disse o jornalista.

Ele também apontou reforçou que a necessidade de melhorar o ambiente de negócios do país para que, a longo prazo, o Brasil possa ter um desempenho econômico melhor.

“O que precisamos para ter um futuro brilhante e de crescimento acelerado, é melhorar o ambiente de negócios para o setor privado. O crescimento econômico brasileiro tem que ser puxado pelo setor privado, não pelo público. Para isso, nós precisamos diminuir o estado com privatizações e também de uma reforma administrativa. Além disso, precisamos facilitar a vida das empresas, começando por uma reforma tributária”, explicou. 

Durante o painel, o economista da CNC, Fábio Bentes, também levou para discussão os desafios do mercado de trabalho,  a dificuldade de aumentar a produtividade do trabalhador e como reverter esse cenário de 49 anos de estagnação.

ESG  e a Contabilidade

Em seguida, subiram ao palco para falar de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) e a Contabilidade – relato integrado e contabilidade tridimensional, Vania Maria da Costa Borgerth, membro do Comitê de Auditoria do Banco Santander Brasil e Marcella Ungaretti, Head de Investimentos sustentáveis da XP Investimentos.  Benedicto David (Sescon-SP) foi moderador do painel.

“Por parte dos investidores, a gente tem observado que existe um fluxo de capital que está  direcionado para as companhias e para os investimentos que estão alinhados com a temática ESG. Esse movimento tende somente a acelerar e existe também o movimento bastante claro por parte dos consumidores, as gerações mais recentes têm preocupação com essa pauta e isso influencia a decisão delas em termo de consumo, o que na ponta final da companhia também está surtindo efeitos”, explica Marcella Ungaretti.

Outras razões que a especialista menciona que estão desempenhando papel importante sobre ESG, são a regulação que força cada vez mais os tópicos do assunto na agenda dos investidores e que ESG tem sido particularmente eficaz na geração de retorno acima do mercado.

Foto: Thiago Rodrigues/ Portal Contábeis

Cibersegurança

Na parte da tarde, a discussão foi sobre tecnologia e cibersegurança – ataques cibernéticos, invasão de servidores e sequestro de dados

Emerson Wendt, secretário de Segurança Pública de Canoas-RS na Prefeitura Municipal de Canoas, foi convidado pela convenção e debateu o assunto com Clayton Lourenço, DPO da IOB, e a Dra. Patrícia Peck Pinheiro, advogada especialista em Direito Digital, CEO e sócia fundadora do Peck Advogados e Presidente do Instituto iStart de Ética Digital.

Durante a apresentação, Clayton apontou como os ataques mudaram com a pandemia e que a ação dos criminosos aumentou 36% de 2020 para 2021. Além disso, o tempo médio para identificação do ataque subiu para 197 dias. O home office também foi vilão neste tema, sendo responsável por um aumento de 92% nesse tipo de crime. 

O secretário de Segurança Pública e delegado, aproveitou para mostrar a realidade do aumento de estelionatos no Sul envolvendo crimes cibernéticos. 

“A situação motivou também o Congresso Nacional a criar um tipo penal específico no estelionato, justamente esse praticado pela rede mundial de computadores, com uma pena que vai de quatro a oito anos de prisão”, explica o Emerson que também pontou as motivações desse tipo de crime.

“Temos motivações ideológicas, políticas e até mesmo o chamado ativismo. Mas nós temos como principal motivo a lógica do dinheiro. O criminoso age muito para captura de dados para que eles possam gerar um valor alto, ele trabalha esses dados pra venda e até uma possível extorsão”, pontua o delegado e secretário. 

Soft skils e inteligência emocional corporativa

Andrea Iorio, escritor best-seller, ex-diretor do Tinder e CDO na L’oreal, deu sequência a programação da CONVECON e CONESCAP neste segundo dia discutindo as Soft Skills – Impacto da tecnologia no campo da inteligência emocional e habilidades.

Durante o painel, o especialista ressaltou que em uma situação de grande mudança é preciso fazer três coisas: pensar de forma diferente, agir de forma diferente e engajar de forma diferente. “Precisamos passar por uma transformação cognitiva, ou seja, de como as soft skills ajudam a pensar de forma diferente e tomar decisões de forma diferente”, pontuou.

Ele ainda aconselhou que não se pode mais ter uma mentalidade do expert, pois é uma herança de uma geração que tolerava e só priorizava habilidades técnicas, mas que é preciso uma mente de principiante.

“É uma mente que pega todas as crenças, preconceitos, camadas de educação, experiências vivida, habilidades técnicas e não as usa como respostas cegas para tudo, mas como ponto de partida para uma reflexão constante se elas estão alinhadas com o mundo da tecnologia , do cliente e do consumidor. E se em algum momento nossa taxa de mudança como profissionais e como empresas de contabilidade estiver inferior a taxa de mudança externa, é só fazermos a conta , a gente corre o risco de ficar para trás. A mente de principiante é trazer para dentro dos negócios muitas vezes técnicos , uma pitada de humanização”, explicou Andrea. 

Confira o vídeo de como foi os dois primeiros dias da CONESCAP e CONVECON:

https://www.contabeis.com.br/noticias/50450/conescap-especialistas-analisam-cenario-economico-ciberseguranca-e-soft-skills-no-universo-contabil/?utm_source=destaque&utm_medium=principal&utm_campaign=Home

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

3 de novembro de 2025

João Pessoa sediará em 2027 a 22ª edição da CONESCAP, o maior evento nacional do setor empresarial de serviços

28 de outubro de 2025

21ª CONESCAP foi destaque em mídias institucionais

1 de outubro de 2025

Diretor da FENACON alerta para riscos do Crédito do Trabalhador

25 de setembro de 2025

Diretor da FENACON comenta sobre novas emendas da Reforma Tributária

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}