• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Fenacon na Mídia

Profissional contábil vai ter uma forte valorização com a reforma, avalia presidente da FENACON

14 de março de 2025 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

Em entrevista para o Portal da Reforma Tributária, Daniel Coêlho afirmou que a reforma tributária causará uma transformação significativa para a profissão contábil, exigindo dos profissionais um nível de conhecimento ainda mais aprofundado para orientar seus clientes. Confira abaixo.

Daniel Coelho, presidente da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas), afirmou que a reforma tributária causará uma transformação significativa para a profissão contábil, exigindo dos profissionais um nível de conhecimento ainda mais aprofundado para orientar seus clientes no novo cenário fiscal.

Abaixo, leia trechos da entrevista dele ao Portal da Reforma Tributária:

Agora que a reforma foi aprovada e foi sancionada pelo presidente, o mercado destravou para a reforma tributária? Quais são os movimentos que o senhor está verificando agora?

Bem, eu entendo que ainda a população, a sociedade empresarial ainda não está a pé com conhecimento pleno sobre a reforma tributária. O que está ocorrendo é que as entidades empresariais, principalmente as representativas, Fenacom, CNC, Conselho Federal de Contabilidade, nós estamos fazendo uma série de capacitações, que são cursos voltados sobre informações na reforma tributária para esses profissionais, para esses empresários. Que é justamente que eles entendam todo o contexto da reforma tributária, busquem o maior conhecimento para analisar as informações de seus clientes e aí realizar um planejamento tributário com seus clientes. Teremos um prazo bem extenso aí, onde teremos duas legislações

Como que o contador vai se organizar para ajudar as empresas nessa mudança? E qual é a orientação inicial da Federação a esses contadores? O que a Federação identifica que deve mudar na profissão de imediato?

Bem, a profissão da contabilidade, os empresários ou profissionais, eles terão, na verdade eles terão, não é uma obrigação, é uma responsabilidade bem maior perante seus clientes. A reforma tributária tem vários pontos a serem analisados. Então, realmente, o profissional da contabilidade tem que estar capacitado, suficiente, com conhecimento amplo, para entender toda a reforma tributária e como é que ele pode fazer a projeção e ajudar o seu cliente no pagamento melhor do seu tributo. Então, para o profissional da contabilidade, ele vai ter uma valorização extrema, ele será um papel fundamental nessa transição, que é guiar seu cliente para ele entender sobre a reforma e escolher a melhor opção. 

Vocês (Fenacon) enxergam que a simplificação desses tributos em um IVA, talvez possa simplificar o trabalho do contador ou criar novas oportunidades? 

 São oportunidades que estão aparecendo para a profissão, é cada vez mais a importância do contador dentro de uma empresa. A questão de simplificação, ela vai retirar a parte burocrática. O que é a parte burocrática? A parte de obrigações assessoras. O governo hoje, ele já tem todas as informações, desde quando entrou em nota fiscal eletrônica, espeques, que são obrigações, só que nós, da contabilidade, ficamos presos, muitas vezes perdendo tempo em elaborar essas obrigações e muitas delas em duplicidade. E aí a gente não consegue dar o atendimento que a gente gostaria para o cliente, que é estar na tomada de decisão, que é apresentar os números, os relatórios, pegar um balancete, detalhar ali e verificar como está o ornamento da sua empresa. Então, essa questão de obrigações assessoras, simplificando esses tributos, vai ser muito vantajoso para os contadores, que terão essa mudança de postura com o seu cliente. Então, o que a gente está levando como palavra, como a gente está aqui conversando, é a valorização do profissional da contabilidade e as oportunidades que ele tem agora com a reforma.

Nos identificamos no portal, um “desespero” dos contadores em relação às mudanças da reforma. Vocês (Fenacon) também perceberam isso?

Esse governo atual realmente colocou como uma missão e aprovou. Se a gente for levar em consideração o que foi aprovado na reforma tributária, a gente tem nosso posicionamento, vai melhorar na questão de simplificação, de unificação de tributos, vai facilitar algumas coisas, mas é uma mudança muito grandiosa, não somente para os profissionais da contadoria, mas para toda a sociedade em geral. Você vai calcular o tributo por fora, você vai unificar tributos, então toda mudança gera esse incômodo para qualquer pessoa. 

Qual é a orientação inicial da Fenacon às empresas e profissionais sobre a reforma tributária?

A primeira orientação primeiro é que realmente você tenha conhecimento, os empresários procurem o seu contador, a sua empresa de contabilidade, para sentar e começar a planejar o que vai ser da sua empresa a partir de 2026, se realmente iniciar em 2026. Está previsto iniciar em 2026. Para que o empresário entenda todas as mudanças. Então realmente é uma conversa com o profissional da contabilidade para abrir os números e fazer o planejamento tributário para os próximos anos. Mas uma hora vai chegar essa data e as empresas precisam se planejar para ver qual é a melhor forma, a melhor forma de atuar, o melhor local que ela vai estar. Algumas empresas estão localizadas em alguns municípios que têm um benefício e será que esse benefício vai acabar por vez? Então são pontos aí que têm que ser analisados. E a instrução é justamente essa, a dica é justamente essa. Estudem, participem de eventos, discutam, conversem, que é o melhor caminho para a reforma tributária. 

Confira a entrevista no site do Portal da Reforma Tributária

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

3 de novembro de 2025

João Pessoa sediará em 2027 a 22ª edição da CONESCAP, o maior evento nacional do setor empresarial de serviços

28 de outubro de 2025

21ª CONESCAP foi destaque em mídias institucionais

1 de outubro de 2025

Diretor da FENACON alerta para riscos do Crédito do Trabalhador

25 de setembro de 2025

Diretor da FENACON comenta sobre novas emendas da Reforma Tributária

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}