• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Reforma Tributária

Diretor da FENACON participa de ação do SESCON-RS em prol da reforma tributária

17 de fevereiro de 2023 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

Diretor de Assuntos Legislativos da FENACON, Diogo Chamun, participou da reunião onde o SESCON-RS e a FEDERASUL firmaram compromisso para oferecer proposições ao relator do projeto de reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Os presidentes do SESCON-RS, Flávio Ribeiro Júnior, e da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa, firmaram compromisso nesta quarta-feira, dia 15/2, em promover ações que visem colaborar com o Poder Legislativo Federal no encaminhamento da Reforma Tributária, em tramitação através de dois projetos no Congresso Nacional.

As entidades, que possuem uma pauta convergente sobre as expectativas das classes empresariais que representam, irão, em conjunto, oferecer proposições ao relator do projeto de Reforma Tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

As duas entidades reconhecem a importância da reforma tributária, sendo uma necessidade para o desenvolvimento econômico e social do país. Neste sentido, com ações prepositivas, o SESCON-RS e a FEDERASUL querem consolidar esforços junto à classe empresarial na defesa de questões que visem, também, a simplificação dos procedimentos fiscais, com ganho em produtividade e de economia na gestão tributária para as empresas.

“Temos urgência nesta agenda, pois o Governo Federal já sinalizou que deseja aprovar o projeto neste ano”, disse o presidente da FEDERASUL. Já o presidente do SESCON-RS se manifestou sobre os estudos fiscais que devem ser apresentados para apreciação do grupo de trabalho que vai analisar a proposta da reforma tributária (PEC 45/19), que teve seu ato de criação publicado nesta quarta-feira (15) no Diário da Câmara dos Deputados.

O grupo terá o prazo de 90 dias para concluir os trabalhos, podendo ser prorrogado a pedido. O colegiado é coordenado pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). O relator é o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Ele também relatou essa PEC na legislatura passada. Além deles, integram o grupo os seguintes deputados: Saullo Vianna (União-AM), Mauro Benevides Filho (PDT-CE), Glaustin da Fokus (PSC-GO), Newton Cardoso Jr (MDB-MG), Ivan Valente (Psol-SP), Jonas Donizette (PSB – SP), Sidney Leite (PSD-AM), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), Vitor Lippi (PSDB-SP) e Adail Filho Republicanos-AM).

A reunião de hoje já definiu o grupo de trabalho entre as duas entidades, com agendamento para a produção dos documentos a serem levados à Brasilia. Juntamente com os presidentes Rodrigo Costa e Flávio Ribeiro Júnior, o encontro, na sede da FEDERASUL, contou com as presenças dos vice-presidentes Paulo Ricardo Fritzen e Rafael Goelzer e do diretor Altair Toledo, pela FEDERASUL e do diretor de assuntos tributários do SESCON-RS, advogado Rafael Borin. Participou ainda o diretor de assuntos legislativos da FENACON, Diogo Chamun.

Fonte: SESCON-RS

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

3 de dezembro de 2025

Fisco flexibiliza regra de preenchimento de IBS/CBS para janeiro de 2026 e notas fiscais não serão rejeitadas

3 de dezembro de 2025

Receita Federal e Comitê Gestor do IBS orientam sobre entrada em vigor do novo sistema de tributação

2 de dezembro de 2025

Receita Federal simplifica adesão ao Simples Nacional com novo módulo de Administração Tributária

2 de dezembro de 2025

Implantação do MAT da Receita Federal impacta diretamente os fluxos nas Juntas Comerciais

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}