Em 8 de abril, o Grupo de Trabalho formado pelo Sescon-SP, entidades contábeis e a Receita Federal em São Paulo, se reuniu para tratar de aprimoramentos da relação fisco-contribuinte e simplificação.
O presidente Carlos Baptistão expressou gratidão à superintendente da RFB, Márcia Meng, e sua equipe, pelo apoio e resolução de uma demanda da contabilidade: a possibilidade de consultar empresas associadas a um CNPJ e renunciar aos vínculos de forma simplificada.
𝐀𝐥𝐞́𝐦 𝐝𝐢𝐬𝐬𝐨, 𝐁𝐚𝐩𝐭𝐢𝐬𝐭𝐚̃𝐨 𝐫𝐞𝐟𝐨𝐫𝐜̧𝐨𝐮 𝐚 𝐧𝐞𝐜𝐞𝐬𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐞 𝐚𝐭𝐞𝐧𝐝𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐚𝐨 𝐩𝐥𝐞𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐞𝐥𝐢𝐦𝐢𝐧𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐚𝐬 𝐫𝐞𝐭𝐞𝐧𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐭𝐫𝐢𝐛𝐮𝐭𝐨𝐬, 𝐚𝐫𝐠𝐮𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐞𝐬𝐬𝐚 𝐩𝐫𝐚́𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐧𝐚̃𝐨 𝐟𝐚𝐳 𝐬𝐞𝐧𝐭𝐢𝐝𝐨 𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐢𝐚𝐬 𝐚𝐭𝐮𝐚𝐢𝐬, 𝐫𝐞𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐭𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐮𝐦 𝐩𝐞𝐬𝐨 𝐝𝐞𝐬𝐧𝐞𝐜𝐞𝐬𝐬𝐚́𝐫𝐢𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐞𝐬 𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐢𝐝𝐚𝐬.
Um ponto crítico abordado foi a questão das invasões de contas correntes fiscais dos contribuintes, indicando uma vulnerabilidade que precisa de atenção para garantir a segurança dos contribuintes. A RFB informou que já identificou o problema e está trabalhando para resolver.
Meng, por sua vez, solicitou apoio em uma campanha focada em conformidade fiscal, enfatizando que o objetivo é oferecer soluções que facilitem a regularização fiscal.
Participaram os presidentes do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, do Ibracon 5ª Seção, Viviene Bauer, da Apejesp, Suely Serrati; o vice-presidente do Sindcont-SP, José Roberto dos Anjos; o vice-presidente da Fecontesp, Claudio Cleto; a vice-presidente da Anefac, Cecilia Geron, o consultor da Frepem, Silvério Crestana, o vice-presidente do Sescon-SP, Antonio Carlos dos Santos e o gerente Jurídico, Marcos Kazuo.
Pela RFB, participaram o superintendente adjunto, Leandro Batista; a chefe da Divisão de Atendimento, Fabiana Bastos, e os delegados em Piracicaba, Vitório de Jesus Brunheroto e Antônio Furlan.
Fonte: SESCON-SP