Rede de Notícias

Fórum Simplifica SC discute medidas de desburocratização em reunião na Fazenda

Compartilhe

Em reunião nesta terça-feira, 13, na Secretaria de Estado da Fazenda, o Fórum Simplifica SC colocou em discussão a implementação de uma série de medidas voltadas à desburocratização dos serviços oferecidos ao contribuinte catarinense. Sob a coordenação da Jucesc – Junta Comercial do Estado e do SesconSC – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de SC, a programação contou com a participação do secretário Cleverson Siewert e outras 25 lideranças da sociedade civil e do Poder Público. Os dirigentes voltam a se reunir em agosto. 

Convidado a abrir a 1ª reunião do Fórum Simplifica SC, o secretário Cleverson Siewert falou dos pilares da gestão do Governador Jorginho Mello: transparência e lealdade com a sociedade, o investimento contínuo em tecnologia e inovação e a desburocratização. “Nossa tarefa é entregar todos os dias trabalho, retidão, lealdade e transparência com a sociedade”, disse o secretário. 

Cleverson Siewert ressaltou ainda o respeito e a importância do diálogo com as instituições, o setor produtivo e a relação cada vez mais próxima com o cidadão. E é neste processo diário que surge o desafio de reduzir em pelo menos 20% a burocratização para o contribuinte. Na lista estão, por exemplo, o fim da cobrança de taxa para a abertura de empresas, a extinção da DIME e a concessão de incentivos para aqueles que pagam suas contas em dia. “É preciso pensar e fazer diferente. Nós não temos todas as respostas, mas podemos pensar juntos, construir alternativas, buscar o melhor caminho para o contribuinte e também para o Estado”, complementou o secretário. 

Presidente da Jucesc, Fernando Baldissera fez uma breve retrospectiva das ações e avanços do Fórum Simplifica SC nestes quase oito anos de atuação. Destacou que um dos objetivos do grupo é discutir temas relevantes para a melhoria contínua do ambiente empreendedor catarinense, o que passa pela implementação das medidas de desburocratização previstas no PAFISC – Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina. “Este grupo está preparado e pode contribuir com a discussão e implementação de medidas de desburocratização que facilitem o dia a dia do contribuinte, incentivem o empreendedorismo e o empreendedor, aqueles que investem e produzem em Santa Catarina”, disse. 

Logo depois da participação do secretário Cleverson Siewert, a presidente do SesconSC, Maria Salete Rodrigues Pacheco, conduziu a reunião de acordo com a pauta. Um dos assuntos discutidos e aprovados foi a mudança de nome do grupo: o Fórum Liberdade Econômica SC passou a ser chamado de Fórum Simplifica SC.

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

Mais Fenacon