Após receber diversos relatos de empresários sobre o impedimento de acesso ao PGDAS-D e à emissão do DAS, o Sescon-SP entrou em contato com a Receita Federal em São Paulo, que esclareceu que o SERPRO, responsável pelo processamento de dados, está ciente dos problemas e trabalhando para solucioná-los.
Entre as causas apontadas, houve destaque para comportamentos automatizados.
Problema Identificado:
Impedido por proteção Captcha: O acesso ao PGDAS-D está temporariamente bloqueado de 8h às 18h devido a comportamentos automatizados detectados pela nova ferramenta hCaptcha, implementada para garantir a estabilidade dos serviços on-line.
De acordo com a RFB, caso a empresa utilize um desses sistemas, é recomendável encaminhar um relato ao suporte técnico da empresa que o fornece, para que verifiquem a possibilidade de correção dessa característica, que prejudica o funcionamento do sistema de recepção.
Ações recomendadas pela RFB para os problemas de acesso:
Atualização do Navegador: Verifique se o seu navegador está na versão mais recente, pois atualizações frequentemente corrigem bugs.
Limpeza de Cookies e Cache: Cookies e cache antigos podem causar conflitos com o hCaptcha. Limpe o cache e os cookies do navegador.
Extensões do Navegador: Algumas extensões, como bloqueadores de anúncios e VPNs, podem interferir. Desative temporariamente essas extensões para verificar se o problema persiste.
Configuração do User-Agent: Se você está utilizando uma extensão que altera o “User-Agent” do navegador, isso pode ser identificado como comportamento suspeito. Retorne o “User-Agent” para o padrão.
Configurações de Privacidade: Verifique as configurações de privacidade do seu navegador, permitindo cookies de terceiros, que são essenciais para o funcionamento do hCaptcha.
Uso de VPN ou Proxy: Se você estiver utilizando uma VPN ou proxy, tente desativá-los, pois isso pode fazer com que o hCaptcha considere o tráfego como robô.
Modo Incógnito/Privado: Acesse o site usando o modo incógnito ou privado, o que pode ajudar a evitar interferências de extensões ou cookies armazenados.
Reputação de IP: Se você estiver em uma conexão com IP compartilhado, é possível que o IP tenha uma má reputação. Reiniciar o roteador pode ajudar a obter um novo IP.
O Sescon-SP continua monitorando a situação de perto e se compromete a manter todos informados sobre quaisquer desenvolvimentos.
Compartilhamos, para conhecimento de nossos representados, o artigo assinado pelo presidente da entidade, Carlos Alberto Baptistão, que critica o Integra Contador, destacando as restrições de acessos simultâneos para escritórios contábeis e, em alguns casos, a tarifação do serviço: https://sescon.org.br/noticias/setor-contabil-serve-ao-fisco-e-em-reconhecimento-precisa-pagar/
Carlos Alberto Baptistão
Presidente do SESCON-SP – Gestão 2022/2024