• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Rede de Notícias

Pelo segundo ano, Conselho Regional de Contabilidade de Goiás promove 24 horas de tira-dúvidas do Imposto de Renda

19 de março de 2024 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

A ação gratuita terá início às 6h no dia 19 de março, transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do CRCGO e terá participação do presidente do SESCON-GO, Edson Cândido, do auditor da Receita Federal em Goiânia, Jorge Martins, e outros diversos especialistas.

O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) realiza, no próximo dia 19 de março, às 6h, a 2ª edição da ‘Jornada Contábil CRCGO: Imersão 24 horas no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)’. A transmissão segue até às 6h do dia seguinte (20/03). De forma gratuita no canal no youtube da entidade (@crcgo), profissionais da contabilidade, contribuintes e toda a sociedade brasileira poderão conhecer, na íntegra, as principais novidades e mudanças no imposto deste ano. Na primeira edição do evento no ano passado, mais de 7,9 mil pessoas acompanharam em tempo real. O número agora já passa dos 17,8 mil acessos.

Serão 24 horas de conteúdo técnico explicado por especialistas da área. A presidente do CRCGO, Sucena Hummel, conduzirá a abertura discorrendo sobre o histórico e atualizações da declaração. Na sequência, o supervisor do programa do IR em Goiás, o auditor fiscal da Receita Federal em Goiânia, Jorge Martins detalhar o programa do IR, bem como o prazo de entrega da declaração – 15 de março a 31 de maio, a declaração pré-preenchida e a prioridade na restituição para quem optar por receber a restituição via PIX. O auditor fará ainda o preenchimento dos formulários de forma prática, demonstrando aos contribuintes a forma correta de inserir informações, evitando erros e penalidades (malha fina) com o fisco.

O projeto surgiu com o intuito de reforçar a missão institucional do CRCGO no que diz respeito ao ensino da formação profissional, além de disseminar conhecimento a toda a população. “A obrigação tributária anual é parte da nossa rotina. Como entidade representativa da classe contábil temos a responsabilidade, junto a RFB, de levar, de forma mais acessível e abrangente, esse conhecimento ao maior número de pessoas possíveis”, ressalta Sucena Hummel. O evento permanecerá disponível no canal do YouTube da entidade (@crcgo), para que todos que tenham interesse possam assistir a qualquer momento.

Imposto Solidário
Outra missão do CRCGO é fazer com que cada vez mais a população conheça a campanha “Leão Solidário” e participem dela. Essa é uma iniciativa realizada pela Receita Federal e fiscalizada pelo Ministério Público, com apoio do CRCGO, a fim de mobilizar as pessoas a destinarem. No Brasil, no último ano, R$ 284,51 milhões foram destinados, mas o potencial é muito maior.

“O contribuinte tem a possibilidade de destinar até 6% do imposto devido para instituições devidamente cadastradas no Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) e no Fundo da Pessoa Idosa (FDPI). Essa é uma ação sem custo adicional para o contribuinte e que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, pontuou a presidente Sucena Hummel. Para dialogar e orientar sobre o tema, o Conselho apresenta a temática às 13h.

Em Goiás, foram realizadas aproximadamente 7 mil doações referentes ao ano-calendário de 2023, conforme dados da Receita Federal, gerando um valor de R$ 15,01 milhões convertidos em ajuda aos fundos. “Esse valor equivale a 4,5% do potencial que os fundos poderiam ter recebido caso todos os contribuintes se mobilizassem e fizessem a destinação. Comparado a 2022 já houve um aumento, mas o objetivo do CRCGO é de ampliar ainda mais as destinações para que o Estado seja referência em território nacional”, reforça Hummel.

Produtor Rural
Práticas de plantio, colheita, criação de gado, extração e exploração vegetal e animal são consideradas atividade rural e deve ser declarada no IRPF pelo produtor. Um dos temas mais complexos que envolve a prestação de contas com o Fisco requer atenção do público do campo quanto às suas principais leis, normas, prazos e multas. Outro ponto em que esse estilo de contribuinte deve se atentar é em relação a qual categoria o produtor ou a propriedade se encaixa.

Para sanar todos os detalhes que envolvem o tema, o CRCGO destinará mais de duas horas completas para o assunto. Ainda entre as dúvidas, os palestrantes detalham sobre procedimentos para informar rendimentos e gastos. Além de declarar o IR, os produtores rurais devem preencher uma ficha de atividade rural para informar os dados do imóvel, receitas, movimentação de rebanho e dívidas.

Confira a programação:

06h – Abertura: Histórico e Atualizações
Presidente do CRCGO, Sucena Hummel e presidente do Sescon-Goiás, Edson Cândido

07h – Apresentação do Programa do Imposto de Renda da Pessoa Física em 2024
Auditor fiscal da Receita Federal em Goiânia e coordenador do IR em Goiás, Jorge Martins

10h – Tira-dúvidas ao vivo
Presidente do Sescon-Goiás, Edson Cândido

11h – Malhas fiscais: Cruzamento de Informações Entregues nas Obrigações Acessórias; Erros Comuns e Regularização de Pendências de Declarações Retidas na Malha Fina
Conselheira do CRCGO, Ivone Vieira, auditor fiscal de tributos e secretário Executivo de Finanças, Lucas Morais, e a advogada tributarista, Luzimar Morais

12h30 Momento Apoiador

13h – Destinação do Imposto de Renda aos Fundos das Crianças e Adolescentes e da Pessoa Idosa
Vice-presidente Administrativo, Henrique Ricardo Batista, o auditor fiscal da Receita Federal em Goiânia, Jorge Martins e o promotor de Justiça do Ministério Público de Goiás (MPGO), Marcelo Miranda

14h – Atividade Rural
Delegado representante do CRCGO em Trindade, José Maria, contadora Albertina Alves, e o contador João Emílio Valongo

16h – Momento Apoiador

16h30 – Plantão tira-dúvidas
Conselheiro do CRCGO, Francisco Canindé Lopes

17h – Ganho de Capital e Distribuição de Lucro
Conselheiro do CRCGO, José Gilmar e ex-presidente do CRCGO, Edson Bento

18h – Como Declarar Espólio
Presidente do Sescon-Goiás, Edson Cândido e ex-presidente do CRCGO, Liviel Floresta

19h – Declaração de Saída Definitiva do País: Pessoa Física Equiparada a Pessoa Jurídica; Variação Patrimonial
Ex-presidente do CRCGO, Liviel Floresta, delegado do CRCGO em Aparecida de Goiânia, Gilvanor Pereira e a coordenadora da Comissão da Mulher Contabilista, Maria Luzia Silveira

20h – Livro Caixa Profissional Liberal e Carnê-Leão
Conselheiro do CFC, Weberth Fernandes e o técnico em contabilidade e ex-conselheiro do CFC pelo Acre, Cil Farney Assis

21h – Investimentos e Bolsa de Valores
Conselheiro do CRCGO, Cassius Rodrigues

22h00 – Declaração Imposto de Renda para MEI
Conselheiro do CRCGO, Cassius Rodrigues e o analista do Sebrae da Região Metropolitana, Almir Ferraz de Oliveira

23h – Como Trabalhar com IPRJ: Aprenda a Captar Clientes, Ganhar Dinheiro e Precificar
Contador Cleovan Lima e o contador, Thiago Sousa

01h – Declaração em Separado ou Conjunto; Rendimentos Tributáveis; Recebidos Acumuladamente; Isentos; Não Tributáveis ou Tributáveis Exclusivo na Fonte
Presidente do CRCGO, Sucena Hummel e o presidente do Sescon-Goiás, Edson Cândido

02h – Tira Dúvidas: IRPF 2023
Auditor fiscal da Receita Federal em Goiânia, Jorge Martins

03h – Aprendendo na Prática
Vice-presidente de Ética e Disciplina do CRCGO, Francisco de Assis

5h – Finalização
Presidente do CRCGO, Sucena Hummel e o presidente do Sescon-Goiás, Edson Cândido

Comunicação CRCGO: Kamilla Lemes (64) 99215-0834 | Thaillyne Rodrigues (62) 98501-4630 | Vitor Carvalho (62) 99331-4990
E-mail: imprensa@crcgo.org.br

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

2 de dezembro de 2025

Novo processo de abertura de empresas: confira as explicações da Jucesp e da Receita

21 de novembro de 2025

SESCAP-SE define nova diretoria para a gestão 2026-2028

19 de novembro de 2025

SESCON-RR realiza 2ª Maratona Reforma Tributária no dia 27 de novembro

5 de novembro de 2025

SESCON SERRA GAÚCHA elege Andrea Reolon para presidência

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}