A Diretoria do SESCON GF realizou reunião com o Delegado da Receita Federal da Grande Florianópolis, Sérgio Savaris, para levar reivindicações dos associados ao órgão federal.
A pauta foi o alinhamento de um canal direto com a Receita para que os empresários contábeis possam resolver problemas de malha fina, em nível fiscal e de dívida ativa, além de agilidade nas inscrições em DA, a fim de facilitar o trâmite de negociações de débitos, tais como o parcelamento na modalidade transação.
O delegado acolheu as pautas, ressaltando a importância do contador, por ser o profissional mais representativo das empresas, conectados com a gestão e a vitalidade do CNPJ dos seus clientes.
Além disso, a simplificação dos sistemas e a criação de tutoriais em vídeo para alguns ambientes digitais foram sugeridos e acolhidos pela autoridade.
A implementação da nova Nota Fiscal Eletrônica também foi amplamente debatida. Os técnicos entendem que no início da sua obrigatoriedade será de difícil implantação, mas a tendência é que todos os sistemas se cruzem, evitando falhas e fraudes, garantindo um ambiente de concorrência em igualdade de condições entre os contribuintes e maior competitividade no mundo empresarial.
Email para contato com o gabinete da Receita Federal em Florianópolis: gabinetedrffns.sc@rfb.gov.br
Estiveram presentes no encontro, o presidente e vice do SESCON GF, José Carlos de Souza e Aloísio dos Santos e o diretor jurídico, Ivanir Dutra de Lima.
Fonte: SESCON GF