Notícias

Workshop contábil do 2º Congresso Fenacon aborda comunicação, inovação e marketing

Compartilhe

A manhã do terceiro e último dia do 2º Congresso Fenacon 2024 foi marcado por um workshop contábil, que abordou temas como comunicação, inovação e marketing. O dia foi aberto com as explanações do senador Izalci Lucas, que abordou assuntos em tramitação no legislativo brasileiro. “Falamos sobre o que está tramitando no Congresso, especialmente no Senado, sobre reforma tributária, o código de defesa do contribuinte e do processo de execução administraiva fiscal, e chamar a classe contábil para participar mais do processo, com sugestões, críticas, para que possamos atuar junto ao Executivo para não ocorrer o que está ocorrendo, ou seja, muito trabalho e muito ônus”, disse.

Depois, o diretor de negócios e marketing da Safeweb, Luciano Schewe, falou sobre certificação digital e as mudanças que ocorrerão nos próximos anos. “Existe a pauta modernizante proposta pelo governo e que visa tornar o Gov ainda mais forte e dá cidadania digital ao cidadão. Em setembro foi lançada a carteira de identidade nacional, que permite integração com o certificado digital como documento eletrônico do cidadão brasileiro. Existe uma pauta nesse sentido, apoiada no uso de assinaturas qualificadas que são realizadas por meio de assinaturas digitais para prover cidadania ao cidadão e agilidade ao governo”, explicou.

Ainda segundo ele, na Fenacon existe a disponibilização dessas ferratamentas chamado certificado digital. “Mostramos que há horizonte promissor pela frente e precisamos estar posicionados de forma propositiva, próxima à lei, mas tentar nos aproximar do cidadão que será o grande usuário dessa tecnologia. A autoridade de registro eletrônica, o cidadão e a empresa poderá fazer o certiicado digital de forma autônoma. Ate abril ou maio isso deve ocorrer, e os Sescons, e Sespacaps precisam estar atentos a isso”, salientou.

Ainda no período da manhã, a gerente de comunicação da Fenacon, Samara Neres e o diretor de comunicação, Sidenilso Filgueira, falaram sobre marketing digital e inovação de produtos. “Trouxemos algumas trendências que irão permear 2025, como o uso da inteligência artifical, para melhoria dos processos, por meio de chabots, bem como o usuário no centro do negócio. As empresas precisam estar atentas apra que os processos e as rotinas sejam feitas de formas cada vez melhores”, destacou Neres.

“Abordamos a história da comunicação e todo esse movimento que as empresas e entidades fazem para se aproximar dos seus clientes ou associados. Abordamos sobre marketing de produto, melhor forma de comunicação e o nível de formação, e tudo o que precisamos para um departamento de comunicação”, concluiu Sidenilso.

Assista o 3º dia do Congresso FENACON 2024

Mais Fenacon