• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

Webinar Segurança da Informação no Mundo Digital

15 de junho de 2021 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

“A segurança não é um estado permanente”, diz Sérgio Approbato. Afirmação ocorreu em evento promovido pelo Sescon-SP, no dia 10, sobre segurança da informação no mundo digital. O presidente Reynaldo Lima Jr. foi o mediador

Publicada em agosto de 2018, a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados – nº 13.709/2018 – primeiro teve a sua data de entrada em vigor adiado quatro vezes, mas a última, agosto de 2021 é pra valer. As postergações foram obtidas em virtude do impacto da pandemia do novo coronavírus na economia, além da necessidade dos negócios, especialmente os pequenos e micros, se adequassem a medida. E a Autoridade Nacional de Proteção aos Dados (ANPD) é o órgão fiscal responsável pela fiscalização do cumprimento da lei.

E para que os profissionais e empresas do setor contábil fiquem por dentro sobre o que é e o que implica a LGPD, o Sescon-SP promoveu nesta quinta-feira (10) um webinar denominado “Segurança da informação no mundo digital”. A apresentação foi realizada pelo presidente da Fenacon, Sérgio Aprobbato Machado Junior, e foi mediada por Reynaldo Lima Júnior, presidente do Sescon-SP.

“Este tema não é novo, mas precisamos fazer uma boa reflexão com as coisas que estão acontecendo. Temos que imaginar que estamos cada vez mais conectados e que o ‘www’ iniciou-se nos anos 90, estamos falando de quase 30 anos de tecnologia no fluxo da famigerada internet. Foi lá, nos anos 90, que a internet começou realmente a fazer diferença nas nossas vidas, basta lembrarmos dos enormes telefones celulares que hoje são smartphones e cuja utilidade – como telefone – é a menos importante. Estes aparelhos são verdadeiros computadores que usamos diariamente, aproximando de maneira mais efetiva gerações e regiões do mundo”, destacou Approbato.

E entrar em conformidade não é fácil ou barato, por isso a postergação do início da entrada da lei em vigor. É necessário ter o hábito de fazer backups protegidos dos dados de seus clientes, implementar normas de confidencialidade, investir em criptografia de informações no atendimento, ter um setor de TI que faça a gestão de riscos e fiscalize a proteção de dados.

Cuidado e mais cuidado

Neste ‘velho-novo’ mundo conectado, a segurança não é um estado ou ação permanente, afirma o presidente da Fenacon. Quando foi sancionada, a LGPD tinha como principal objetivo garantir transparência no uso dos dados das pessoas físicas em quaisquer meios, isto é, trata-se de uma lei fundamental para qualquer pessoa que faça negócios no mundo virtual ou real. “E quando falamos de pessoas físicas não significa apenas o cidadão, mas as empresas e instituições, que tratam dos dados das pessoas. “Ao mesmo tempo que temos um lado que diariamente busca proteção e transparência na internet, do outro existem pessoas – hackers, crackers, phreakers (hacker de telefone) – criando mil maneiras de roubar estes mesmos dados”, alertou Approbato.

Para demonstrar como o assunto é ao mesmo tempo delicado e subestimado, o palestrante lembrou que a entrada mais simples para a ‘vida virtual’ das pessoas é a senha. “E as pessoas são muito pouco preocupadas em criar senhas realmente fortes, isto as coloca em uma situação vulnerável já de saída”, descreveu. Ele recomendou a entrada em sites que criam senhas automáticas criptografadas para serem utilizadas e trocadas constantemente pelos usuários. Outro ponto importante, lembrado pelo presidente Reynaldo Lima, foi o fato de com o teletrabalho e home office, compartilhar o equipamento que é utilizado no trabalho com outros membros da família. “Às vezes, um filho ou uma filha pede para ver o e-mail rapidinho e em um momento desses abre-se a brecha esperada pelos malfeitores”.

E esta brecha pode custar muito caro. Empresas especializadas em segurança digital, em 2021, afirmaram que apenas 2% das pequenas e médias empresas estavam preparadas para a LGPD. No geral, 84% das companhias brasileiras – segundo uma pesquisa da Consultoria ICTS Protiviti – não estavam aptas para lidar com as novas regras de privacidade de dados. Entre as novas regras que em vigor pela LGPD estão o maior controle dos cidadãos sobre suas informações pessoais, exigindo consentimento explícito para coleta e uso dos dados (além de obrigar a oferta de opções para o usuário visualizar, corrigir e excluir esses dados).

As empresas que infringirem a norma podem receber multa diária de até R$ 50 milhões, ou 2% do valor do faturamento do ano anterior, além de proibição parcial ou total do exercício de atividades relacionadas ao tratamento de dados. “É preciso consciência e treinamento, além de responsabilização e penalização. As empresas precisam possuir contratos rígidos com seus clientes e colaboradores. A LGPD veio com essa pegada”, concluiu Approbato.

Assista o webinar:

Fonte: SESCON-SP

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

4 de dezembro de 2025

Receita amplia opções para pagamento de Darf da DCTFWeb

4 de dezembro de 2025

Reforma tributária ameaça exportação indireta e coloca em risco 25 mil MPEs

4 de dezembro de 2025

Com 8,3 milhões de trabalhadores, idosos têm nível de ocupação recorde

4 de dezembro de 2025

Agora é lei: doação de medicamentos será isenta de tributação

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}