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Vendas dos pequenos negócios no comércio eletrônico crescem 76% em três anos

4 de julho de 2025 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
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De acordo com o MDIC, se analisado o período anterior à pandemia, o salto foi ainda maior. O faturamento das MPE saiu de R$ 5 bilhões em 2019 para R$ 67 bilhões no ano passado

Pixabay

As vendas dos pequenos negócios pela internet cresceram mais de 76% nos últimos três anos. É o que aponta um levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com dados da Receita Federal. De acordo com os dados do MDIC, se considerado o período anterior à pandemia (2019), o salto chegou a 1.200%, com as vendas saindo de R$ 5 bi para R$ 67 bi, no ano passado.

“Esse crescimento nas vendas de pequenas empresas pela internet desde a pandemia é um reflexo claro da transformação digital que veio para ficar. O e-commerce se consolidou como um canal indispensável para a competitividade dos pequenos negócios. Ele rompe barreiras geográficas, reduz custos de expansão e permite ao empreendedor vender 24 horas por dia, com mais previsibilidade e escala. Para o setor, isso representa acesso direto ao consumidor final, maior margem e independência de intermediários”, analisa o gestor de Mercado Digital do Sebrae, William Almeida.

Este processo de maior participação das MPE no comércio eletrônico foi percebido recentemente pelo Sebrae. A 9ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, feita em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, mostrou que 70% dos pequenos negócios já utilizam canais digitais para vender.

No total, o comércio eletrônico movimentou R$ 225 bilhões em 2024, com um crescimento de 14,6% em relação ao ano anterior e de 311% nos últimos cinco anos. Desde 2016, já foram negociados R$ 1 trilhão via comércio eletrônico no país. Para quem ainda não está no mercado digital, William Almeida orienta procurar o Sebrae para receber orientações e começar de forma assertiva.

Escolha um canal digital com base no tipo de produto que você vende e no perfil do seu cliente. E conte com o Sebrae. Temos conteúdos gratuitos, consultorias e convênios com as maiores plataformas do país para facilitar esse primeiro passo. O importante é entender que o e-commerce não é só uma tendência, mas uma exigência do novo comportamento de consumo.

William Almeida, gestor de Mercado Digital do Sebrae.

Dicas

Para continuar faturando neste meio, o gestor de Mercado Digital do Sebrae separou três dicas fundamentais para os pequenos negócios.

1. Presença digital
É importante profissionalizar a presença digital dos pequenos negócios. Isso significa ter boas fotos dos produtos, descrição clara, atendimento rápido e política de trocas bem definida.

2. Análise dos dados
De acordo com o faturamento e com as vendas, o empreendedor precisa acompanhar e entender os principais indicadores que o pequeno negócio pode fornecer, como os produtos que mais vendem, qual o ticket médio, em que canal tem a maior saída e a época de melhor faturamento.

3. Reputação
É essencial investir na construção de uma reputação, tanto nas redes sociais quanto nas plataformas. Avaliações positivas e entrega no prazo viraram moeda de confiança.

Fonte: Sebrae

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