• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

Trabalho presencial: dicas para sua saúde mental no retorno ao escritório após a vivência de home office

25 de outubro de 2021 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

Assim como a adaptação inicial para o trabalho à distância necessitou preparo e tempo, o retorno para o ambiente de trabalho também requer atenção.

Imagem de tookapic por Pixabay

O antigo escritório agora parece um novo ambiente, em uma nova situação, em um cenário pós pandemia em que muitas coisas mudaram, e essa nova adaptação após um ano e sete meses de ausência deve ser feita cautelosamente.

O trabalho remoto já está quase completando seu segundo aniversário de vida quando, por fim, as empresas voltaram a considerar a retomada do expediente presencial e agitar a vida daqueles que já estavam acostumados e até preferindo a rotina do home office.

Com essa incerteza envolvendo a rotina empresarial, confira algumas dicas para tornar esse momento mais agradável e dar passos para que a adaptação seja efetiva.

Tecnologia como aliada

Não abandone sua rotina de bem estar só porque está em um ambiente diferente. Aposte nas terapias online, caso sejam necessárias. Também use aplicativos para realizar exercícios laborais e suas redes sociais para manter contato com aqueles em casa.

Não se compare

Provavelmente essa situação você já passou em outros momentos da sua vida e agora é só uma fase de readaptação. A nova rotina vai se acalmar, se encaixar e não tem problema que para seu colega em uma semana esteja tudo bem e para você demore um pouco mais.

Não estipule prazos para se sentir melhor e nem se compare àquelas pessoas que jamais queriam ter ido trabalhar em casa.

Se planeje

O retorno presencial pode exigir longos deslocamentos, uso de transporte público, novos hábitos alimentares e por isso realizar um planejamento para este retorno pode ser fundamental para facilitar sua vida.

Para evitar que a ansiedade bata, já faça uma programação da sua nova rotina, já procure se adaptar aos novos horários, faça o cronograma familiar se necessário para ajustar as aulas online, refeições e mais. Não deixe se cuidar nessa nova fase, mesmo que seja mais desafiador.

Retome amizades antigas

Muitos colaboradores foram desligados durante a pandemia e outros novos contratados, por isso busque e crie oportunidades de novos contatos, reforce as amizades antigas, já que estão passando pela mesma situação e toda empatia é válida nesse momento.

Fonte: Portal Contábeis

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

5 de dezembro de 2025

Brasil e Uruguai avançam na parceria que possibilita uso de serviços digitais transfronteiriços

5 de dezembro de 2025

Aumento da tributação para bets e fintechs: CNC defende equilíbrio para preservar empresas e mercado

5 de dezembro de 2025

Pequenos negócios respondem por quase todos os empregos criados em outubro no país

5 de dezembro de 2025

Decore Eletrônica exigirá upload e assinatura digital de documentos em 2026

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}