O Sicomércio 2023, evento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília, começou nesta quarta-feira (12/07). A finalidade é reunir dirigentes e equipes de mil sindicatos para uma intensa discussão de cases de sucesso que poderão ser replicados ou servir de exemplo para melhor atender os empresários representados.
A FENACON participa do evento e está sendo representada pelo presidente, Daniel Coêlho, além do presidente da CNC, Roberto Tadros e demais presidentes das federações Nacionais, Fecomércio, Sesc, Senac e dos SESCONs|SESCAPs.
A palestra de abertura do evento contou com explanação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que falou sobre direito do trabalho e negociações coletivas. Durante a palestra, o ministro lembrou que o Brasil precisa de mais negociação e menos legislação entre os trabalhadores e as empresas. Salientou, ainda, que uma das suas preocupações é minimizar a informalidade, pois acredita que não é benéfico para empresa, funcionário e país.
O evento tem uma programação organizada em seis espaços temáticos: relações sindicais, relações institucionais, representação, atuação gerencial, comunicação institucional e desenvolvimento de negócios.