
Por Comunicação FENACON
O senador Laércio Oliveira (PP-SE) defendeu, na quarta-feira (10), no Plenário do Senado, que a escolha dos novos dirigentes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) contemple uma diversidade maior de competências técnicas, com a inclusão de profissionais com formação em Contabilidade.
Vice-presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o parlamentar afirmou que a pluralidade de perfis é fundamental para garantir decisões mais equilibradas, sólidas e alinhadas às melhores práticas internacionais de regulação do mercado de capitais. Segundo ele, a presença de especialistas em Contabilidade fortalece a análise técnica e a governança das decisões adotadas pela autarquia.
Laércio Oliveira destacou ainda que o Senado acompanhará de perto o processo de indicação dos novos nomes para a CVM, que atualmente possui duas vagas em aberto. Para o senador, o momento é estratégico para consolidar uma regulação eficiente, capaz de ampliar a confiança do mercado, atrair investimentos e reforçar as instituições brasileiras.
O parlamentar também sugeriu que o governo federal amplie o diálogo com o setor produtivo e com entidades profissionais, como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no processo de escolha dos indicados. A sugestão da presença de profissionais da área contábil no colegiado da CVM é uma iniciativa do CFC, Ibracon, FENACON e Abracicon.