Notícias

Presidente da FENACON participa de reunião do Fórum de Micro e Pequenas Empresas

Compartilhe

Encontro contou com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin

O presidente da FENACON, Daniel Coêlho, participou da 1ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPEs), realizada na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, nesta quarta-feira (29/3).

O evento contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin, que explicou a proposta de reinstalação do Fórum. “Quem ouve mais. Erra menos. A ideia é ouvir e dialogar bastante sobre as medidas de curto, médio e longo prazo para que possamos gerar emprego, renda, oportunidade e fortalecer a indústria, especialmente, as micro e pequenas empresas”, disse.

No evento, o MDIC apresentou informações atualizadas sobre a Política Nacional para o setor, com base nos elementos propostos pelo próprio Fórum. Entre as diretrizes da política, estão: fomento da produtividade e da competitividade; expansão dos mercados interno e externo e a integração das MPEs às cadeias produtivas; implementação de inovação e tecnologia; crédito sustentável, estímulo ao associativismo; e melhoria do ambiente de negócios.

Na avaliação do presidente da FENACON, o Fórum irá buscar melhorias para as MPEs que são as empresas que mais empregam e promovem a sustentabilidade econômica do país. “É importante falar da reforma tributária e apesar de saber que o Simples Nacional não está em pauta neste momento, mas a mudança do sistema tributário afeta toda a cadeia econômica. Temos que olhar para as empresas de serviços, comércio, indústria, pois será uma mudança drástica, principalmente, se pensarmos no tempo de transição tributária que teremos”, frisou. 

Estiveram na mesa de abertura do evento o presidente da CNI, Robson Andrade, e o secretário da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo do MDIC, Milton Coelho Neto, além de presidentes de instituições voltadas para o setor.

Confira as falas de Geraldo Alckmin e de Daniel Coêlho:

Mais Fenacon