• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

Presidente da FENACON participa da 1ª Reunião da Diretoria da CNC em 2026

26 de janeiro de 2026 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

Daniel Coêlho participou do encontro, realizado na quinta-feira (22), no Rio de Janeiro, que destacou ações estratégicas do Sistema CNC-Sesc-Senac, obras estruturantes, energia limpa, Sistema S e impactos do acordo Mercosul-União Europeia

Foto: Júlio César Guimarães
Foto: Fabrizia Granatieri

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizou, nesta quinta-feira (22), no Rio de Janeiro, a 1ª Reunião da Diretoria de 2026. O encontro mensal de diretores, presidentes de Federações e profissionais das entidades do Sistema Comércio foi conduzido pelo presidente José Roberto Tadros, que reforçou a importância da união e do planejamento para enfrentar os desafios do ano.

“É uma alegria esse nosso reencontro no novo ano e desejo que tudo dê certo nos nossos negócios e ações”, afirmou Tadros.

Foto: Júlio César Guimarães

Logo no início, os diretores acompanharam um vídeo institucional com os principais destaques da atuação da CNC, incluindo a aprovação histórica do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, o início dos trabalhos da Frente Parlamentar Mista do Ambiente de Negócios, a ação direta de inconstitucionalidade ajuizada no STF contra dispositivos da lei que tributa lucros e dividendos, as comemorações dos 80 anos do Senac e os resultados das ações da comunicação voltadas à imprensa e digital da Confederação.

Investimentos e sustentabilidade

O vice-presidente Financeiro da CNC, Leandro Domingos, apresentou os investimentos físicos realizados pelo Sistema, com destaque para o parque gerador de energia solar. Atualmente, são seis usinas em operação – duas no Rio de Janeiro e quatro no Distrito Federal – e uma sétima em fase de aquisição na capital do País para abastecer integralmente o Centro de Distribuição do Senac.

“Com essa iniciativa, a CNC cumpre sua missão institucional de compromisso com o meio ambiente”, salientou Domingos.

Ele também detalhou o andamento das obras no Distrito Federal.

Relatório de gestão e perspectivas

A diretora-geral executiva da CNC, Simone Guimarães, apresentou um resumo do Relatório de Gestão 2025, destacando a trajetória da entidade desde 2019, marcada por reorganização, resiliência e inovação. Entre os pontos ressaltados, estão a criação do Prêmio Atena, avanços na Agenda Institucional, integração do Sistema CNC-Sesc-Senac, realização de grandes eventos e projetos, automação de processos e premiações recebidas, incluindo quatro certificações consecutivas como uma das melhores empresas para se trabalhar.

“Chegamos aos 80 anos mais fortes, mais conectados e mais conscientes dos nossos desafios. Agora, seguimos juntos, rumo a um 2026 em que a estratégia vira impacto, e o impacto vira legado”, ressaltou Simone.

Semana S

O chefe do Gabinete da Presidência e coordenador de Comunicação Integrada do Sistema CNC-Sesc-Senac, Elienai Câmara, apresentou o planejamento da Semana S, grande evento previsto para os dias 15 e 16 de maio. “Faltam 113 dias para a Semana S. As Federações estão finalizando a indicação dos pontos focais e locais de realização. A expectativa é muito positiva para esse grande encontro”, destacou.

Impactos do Acordo Mercosul-União Europeia

O economista-chefe da CNC, Fabio Bentes, analisou os impactos econômicos do acordo Mercosul-União Europeia. Tadros, durante a apresentação, relembrou que a entidade participou da construção do acordo entre empresários, ressaltando que o atual pacto é entre governos, mas fruto de um esforço iniciado há anos pelo setor privado.

Bentes destacou que foram 26 anos de negociações e que o acordo prevê ampla liberalização do comércio, com eliminação de tarifas para a maioria dos produtos.

“A União Europeia eliminará tarifas para 92% das exportações do Mercosul, o que representa um valor de US$ 61 bilhões. O Mercosul, por sua vez, eliminará tarifas para 91% das exportações para a UE”, explicou.

Segundo o economista-chefe, a expectativa é que o acordo seja ratificado pelo Congresso até abril, com benefícios como saldo comercial positivo, aumento do PIB, estímulo a investimentos e ganho de produtividade.

80 anos do Senac

Marcus Fernandes, diretor-geral do Departamento Nacional do Senac, apresentou as ações comemorativas dos 80 anos da entidade, marco histórico para a educação profissional no Brasil.

“Nos últimos anos, tivemos grande impulso, com atuação integrada com a CNC, os Regionais do Senac e o Sesc, alavancando resultados importantes e reafirmando nosso compromisso com o que vem pela frente”, afirmou.

Fernandes enfatizou a frase da campanha: “A gente se vê amanhã”, completando: “A gente se vê amanhã na sala de aula, nas empresas e como agentes relevantes no desenvolvimento do País.”

Um vídeo institucional apresentou a trajetória e o legado do Senac.

Iniciativas regionais

Presidentes das Federações compartilharam projetos que reforçam o papel do Sistema Comércio no desenvolvimento econômico e social dos Estados:

José Wenceslau Júnior, presidente da Fecomércio-MT, apresentou vídeo com a programação de Natal do Sesc-MT, que também chegou ao interior, registrando mais de 100 mil visitantes somente na capital; Maurício Feijó, presidente da Fecomércio-MA, trouxe um vídeo sobre as novas unidades do Sesc e do Senac no Maranhão, ampliando a atuação e os serviços do Sistema; Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio-SC, exibiu vídeo do projeto Sesc Verão 2026, realizado por 10 dias em três praias, com 330 mil pessoas participantes.

Agenda futura

Durante a reunião, foram informados os próximos compromissos institucionais: 24 de março: Inauguração do Observatório do Comércio e realização da 2ª Reunião da Diretoria, ambos em Brasília; 25 de março: Sessão Solene no Plenário do Senado Federal em comemoração aos 80 anos do Sesc e do Senac, seguida da Agenda Institucional.

“Com essas iniciativas, a CNC reafirma seu papel como protagonista na defesa do setor de comércio, serviços e turismo, promovendo inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico em todo o País”, ressaltou o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

Fonte: CNC

Post anterior

Pesquise

Posts relacionados

26 de janeiro de 2026

eSocial: Órgãos Públicos já podem aderir ao Programa Receita Social Autorregularização

26 de janeiro de 2026

Governo Federal lança aplicativo “Meu MEI Digital”, novo aliado eletrônico de quem faz o Brasil acontecer

26 de janeiro de 2026

PECs do mandato de 5 anos e do fim da escala 6×1 podem ir a Plenário

26 de janeiro de 2026

Comissão aprova ampliação da licença-paternidade para pais de bebês prematuros

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2026
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}