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Notícias

Pesquisa do Banco Mundial vai ouvir os empresários brasileiros e impulsionar melhorias no ambiente de negócios

2 de junho de 2025 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
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O estudo é realizado em 150 países e deve convidar 1,8 mil empreendedores, incluindo empresas dos setores de Comércio e Serviços

Divulgação

Os empreendedores brasileiros enfrentam diariamente muitos desafios para manter seus negócios de pé. Entre os principais estão a burocracia, a alta carga tributária, o e o difícil acesso a crédito. Para entender melhor essas dificuldades e transformar essa realidade, o Banco Mundial está realizando no Brasil a pesquisa Enterprise Surveys, um estudo que tem o objetivo de levantar dados concretos sobre o ambiente empresarial do país.

Esse levantamento é feito em mais de 150 países e está sendo aplicado no Brasil. Uma amostra representativa de cerca de 1.800 empresas será convidada a participar, incluindo empresas dos setores de Comércio e Serviços.

Por meio de uma metodologia padronizada e para saber tudo o que impacta no dia a dia dos negócios, a Enterprise Surveys coleta informações diretamente com empresários e gestores sobre temas como regulamentações e infraestrutura. Esses dados são essenciais para embasar reformas econômicas, orientar políticas públicas mais eficazes e atrair investimentos que beneficiem o setor de Serviços e Comércio.

Além de destacar os principais obstáculos enfrentados pelas empresas brasileiras, o estudo também permite comparar a situação do Brasil com a de outros países e entre as regiões, oferecendo uma visão ampla sobre como melhorar a competitividade e o ambiente de negócios.

Os dados ajudam a identificar áreas prioritárias para intervenções governamentais e promovem boas práticas.

Caroline Nogueira, economista do Departamento de Indicadores Globais do Banco Mundial e coordenadora da pesquisa no Brasil.

Nova metodologia

Com a publicação do novo relatório Business Ready, lançado pelo Banco Mundial em 2024, a Enterprise Surveys passou a ser aplicada com periodicidade fixa a cada quatro anos, com atualização dos indicadores e abordagem mais abrangente. A atual edição vai reunir informações de diferentes regiões, portes de empresa e setores da economia brasileira.

No Brasil, a pesquisa está sendo realizada pelas instituições Oppen Social e Kampo Brasil, por meio de entrevistas com empresários e gestores selecionados aleatoriamente dentro de uma amostra estatística. As empresas sorteadas serão contatadas diretamente com um convite para participar do estudo.

Segundo explica o Banco Mundial, os resultados da Enterprise Surveys também servem para acompanhar o impacto de políticas públicas ao longo do tempo, além de incentivar o debate com base em dados confiáveis e transparentes. Ao contribuir com a pesquisa, o empresário ajuda a construir um retrato fiel do setor produtivo brasileiro, fortalecendo sua representatividade em decisões que afetam diretamente seu negócio.

Para mais informações sobre os indicadores do estudo, acesse: www.enterprisesurveys.org. Para acompanhar a pesquisa no Brasil, visite: enterprisesurveys.org/brazil-2024.

Fonte: Agência Sebrae com informações do Banco Mundial.

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