• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
21ª CONESCAP

Painel sobre Gestão de Riscos e Crises destaca estratégias para fortalecer empresas do setor de serviços

24 de outubro de 2025 Por Ludimila Rodrigues -
Compartilhe

Em um mundo corporativo marcado por incertezas e mudanças rápidas, a prevenção e o preparo estratégico surgem como pilares essenciais para a sustentabilidade dos negócios. Esse foi o foco do Painel “Gestão de riscos e gestão de crise para empresas do segmento de serviços”, realizado durante a Conescap, com participação de Cássio Moro, Juiz do Trabalho do TRT/ES, e Ricardo Giovenardi, CEO da Global Intel, sob a mediação de Rinaldo Araújo Carneiro, Diretor Jurídico da Fenacon.

O debate trouxe uma análise profunda sobre como identificar vulnerabilidades, antecipar problemas e reagir de forma eficaz a situações críticas, que vão desde litígios trabalhistas até vazamentos de dados e crises de imagem. Os painelistas destacaram que uma gestão preventiva e integrada pode ser a diferença entre o colapso e a continuidade saudável de uma empresa.

O juiz Cássio Moro iniciou compartilhando uma situação simples, que pela sua experiência, poder gerar risco ao empregador. Ex-empregados procuram advogados por alguma mágoa pessoal do empregador. Para ele, um simples ‘bom dia’ pode fazer uma grande diferença.

“Você, como empregador, tem o dever de tratar bem o seu colaborador. A pessoa precisa se sentir acolhida na empresa”, destacou.

Já Ricardo Giovenardi que a crise não é o momento de improvisar, e sim de aplicar o que foi planejado com antecedência. Para ele, o empregador precisa estar apto a se adaptar e agir de forma rápida, principalmente em momentos de adversidades.

“Quanto mais tempo você demorar para dar resposta a uma crise, mais tempo ela vai perdurar. É preciso identificar rapidamente uma crise”, alertou.
Giovenardi destaca ainda que é preciso sair do processo inicial de negação e ter em mente que o que vai realmente fazer a diferença no momento de crise, é o quanto eu treinei para sair dele. Para ele, a prevenção é a melhor estratégia, mas fazer que a empresa aprenda algo com a crise após passar por ela.

Com a mediação de Rinaldo Araújo Carneiro, o painel estimulou uma reflexão sobre como o setor de serviços pode se tornar mais resiliente e preparado para o inesperado, adotando uma cultura organizacional voltada à prevenção, à continuidade e à resposta rápida a ameaças.

A troca de experiências entre os especialistas evidenciou que, mais do que reagir, as empresas precisam aprender a prever e se proteger, construindo estruturas sólidas para enfrentar qualquer desafio de forma inteligente e estratégica.

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

30 de outubro de 2025

Sescon-SP leva a maior caravana para a 21ª CONESCAP

28 de outubro de 2025

Premiação e sorteios marcam o último dia da 21ª CONESCAP

28 de outubro de 2025

Último dia da Conescap reúne debates sobre inovação, marketing e reforma tributária

28 de outubro de 2025

Impactos da Reforma Tributária nas Sociedades Anônimas do Futebol (SAF)

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}