• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
21ª CONESCAP

Painel discute desafios da liderança na 21ª CONESCAP

24 de outubro de 2025 Por Ludimila Rodrigues -
Compartilhe

A manhã do segundo dia da CONESCAP trouxe verdadeiras discussões sobre os desafios da liderança, bem como a permanência de talentos e boas práticas de gestão de pessoas nas empresas. Compondo o time de palestrantes estavam Elizangela de Paula, CEO da De Paula Contadores; Humberto Casagrande, CEO do CIEE; e Mariza Quinderé, Diretora Regional da Great People Consulting & Great Place to Work Nordeste, especialistas com grande prestígio na área.

Como mediadora do painel, Telma Ayres, Partner do Great People & GPTW, conduziu as trocas, contribuindo com falas pertinentes e inspiradoras.

COMO TER EXCELÊNCIA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Segundo a especialista em ambientes de excelência organizacional, Mariza Quinderé, é essencial confiar nas pessoas para quem trabalhamos. E para criar esse ambiente é preciso de uma liderança próxima, justa, sem favoritismo e que promove a integração da equipe. Quinderé ressaltou que o líder é o responsável pela experiência do colaborador, é aquele que inspira, desenvolve, celebra, reconhece, ouve e cuida das pessoas.

“Em um excelente lugar para trabalhar, se têm orgulho de trabalhar. Confiar nas pessoas para quem trabalhamos é importante”, declarou.

Humberto Casagrande, que trabalha diretamente com o desenvolvimento de talentos e pessoas no CIEE, acrescentou que as entidades precisam vender melhor a profissão da contabilidade para que ela se torne mais atrativa ao público jovem.

GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA ESTRATÉGIA REAL

Com as mudanças trazidas pela pandemia do Covid-19, as empresas tiveram que se adaptar seus processos. O home-office, por exemplo, se tornou a principal opção para diversas organizações, principalmente as que têm colaboradores das novas gerações. Mesmo que o ideal seja um ambiente flexível e que gera identificação, é necessário analisar caso a caso, negociar e empreender a realidade do colaborador e da sua função dentro da empresa.

A gestão de pessoas, sem dúvidas, é um dos alicerces para uma gestão eficaz, não devendo ser negligenciada. “A gestão de pessoas é a estratégia. Ela deve estar inserida no planejamento da empresa”, enfatiza Elizangela. Os líderes devem conectar os indicadores, estratégias e os resultados, potencializando as pessoas para de fato fazer uma boa gestão de pessoas.

Durante o painel, os especialistas concordaram que o principal desafio das lideranças na atualidade é unir a credibilidade, o respeito e imparcialidade, e assim, criar um espaço favorável para que as pessoas queiram estar nas empresas.

FEEDBACKS COMO PRÁTICA DE DESENVOLVIMENTO

Os feedbacks, além de uma prática de desenvolvimento, são uma ferramenta de grande valia, baixo custo e excelentes resultados. Nos estudos desenvolvidos por Mariza Quinderé, ressalta-se a importância dessa prática para o desenvolvimento da confiança e aproximação com a liderança.

“O feedback é uma ferramenta tão simples, gratuita, que demanda tempo às pessoas. Quantos feedbacks você teve com o seu líder imediato para discutir o seu desenvolvimento? Se forem mais de três reuniões em 12 meses, pode ter certeza de que será o que mais tem confiança na liderança”, afirmou.

Para Elizangela, o principal papel do líder é o desenvolvimento de pessoas e para isso o feedback é fundamental, pois alinha expectativas e aumenta a confiança do colaborador. A grande forma de realizar tal prática é sistematizar, trazer fatos e franqueza, além de comunicar o comportamento esperado para que existam parâmetros e menos ruídos na comunicação entre colaborador e liderança.

Humberto analisa como positiva a adequação da nova geração em relação a ferramenta e diz que a pratica como metodologia. “É um erro achar que as empresas pequenas não precisam de feedback”. O CEO do CIEE, acredita que o jovem é imediatista, por isso se sente motivado pelo feedback, o que a torna uma alternativa tão importante para o desenvolvimento pessoal e a permanência do mesmo na empresa contábil.

QUAL A PRÁTICA DE LIDERANÇA QUE AFASTA TALENTOS?

O não-desenvolvimento é uma prática que deve ser banida, analisa Elizangela, já que não movimenta para que o time seja desenvolvido da maneira correta. O líder deve realizar as articulações necessárias, visando sempre o crescimento do time.

Uma liderança autocrática, também deve deixar de existir, já que sem um tratamento adequado o colaborador se afasta, e sem pessoas não se faz uma empresa de sucesso.

QUAIS PRÁTICAS TORNAM UMA EMPRESA ANTÍTESE AO GREAT PLACE TO WORK?

Muito mais do que uma empresa feia visualmente, uma empresa antítese à excelência é aquela onde não há escuta, acolhimento e auxílio aos colaboradores nas tomadas de decisões. Uma empresa que não reconhece, inspira, onde há um tratamento agressivo, por exemplo.

O líder deve se mostrar humano, se aproximando do colaborador e colocando as pessoas em primeiro lugar.

QUAIS SOLUÇÕES PODEM SER IMPLEMENTADAS IMEDIATAMENTE?

Para que exista a virada de chave de uma equipe, é necessário a escuta ativa. Uma conversa fraca, com escuta a todos os funcionários resolve grande parte dos problemas.

Desta forma, se maximiza o pleno potencial de todos os colaboradores, trazendo os valores à tona e instigando a inovação. Em uma empresa todos querem ter bons resultados financeiros, mas isso só será possível com uma comunicação eficaz e escuta assertiva.

Se desafiar e fazer o planejamento estratégico do próximo ano com o time completo, analisando e mapeando os novos passos para o futuro da empresa, pode ser uma boa solução de engajamento. Olhar para trás e analisar o que precisa ser organizado, revisto, refeito. Pensar juntos em soluções reforça o vínculo empresa-colaborador, que possa estar abalado.

O Life Long Learning é uma prática de desenvolvimento pessoal, que estimula que o indivíduo siga estudando ao longo da vida. Esta prática pode ser implementada nas empresas, com incentivos, de maneira que seus colaboradores sigam estudando, se especializando e melhorando suas habilidades. Uma empresa que abre portas para este tipo de ação, reforça o interesse em desenvolver o seu colaborador. E a liderança sendo um exemplo de inspiração e desenvolvimento é importantíssimo nesta jornada.

“Inspirar a si mesmo, para inspirar outras pessoas”, disse a mediadora. “O que é olhar para alguém completamente diferente de mim e potencializar aquilo que ela tem de melhor? Através do que há de melhor nas pessoas, nós mudamos o mundo”, finalizou.

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

30 de outubro de 2025

Sescon-SP leva a maior caravana para a 21ª CONESCAP

28 de outubro de 2025

Premiação e sorteios marcam o último dia da 21ª CONESCAP

28 de outubro de 2025

Último dia da Conescap reúne debates sobre inovação, marketing e reforma tributária

28 de outubro de 2025

Impactos da Reforma Tributária nas Sociedades Anônimas do Futebol (SAF)

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}