• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

“O contador à frente da gestão da transparência e visibilidade para investimentos”

23 de novembro de 2020 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

“O contador à frente da gestão da transparência e visibilidade para investimentos” é tema da 3ª convenção regional do CRCSP

Como apoiadora da iniciativa, que está na metade, o Sescon-SP tem integrado as mesas de debate e auxiliado na divulgação do evento para a base

Nesta quarta-feira, dia 18, foi a vez das regionais de Taubaté e do Vale do Paraíba promoverem a terceira das convenções regionais que estão sendo organizadas pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP). O evento, que tem registrado recorde de público, iniciou no dia 04 de novembro e terá sua última etapa no dia 6 de dezembro, foi pensado como uma forma de democratizar informações para contadores e estudantes de todo o estado e do país (chagando, inclusive, a registrar participantes de outros continentes). O tema deste terceiro painel é: ‘O contador à frente da gestão de transparência e visibilidade para investimentos’. O conceito geral do encontro, que é gratuito e totalmente on-line, é “O Contador à Frente da Transformação Digital e da Humanização”.

Entre os apoiadores da iniciativa está o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP). O presidente da entidade, Reynaldo Lima Júnior, que participou da abertura das duas primeiras convenções, voltou a saudar a realização do evento. “Estou aqui parabenizando o evento de Taubaté e do pessoal do Vale do Paraíba. O tema de hoje, ‘O contador a frente da gestão e o encerramento das demonstrações da transparência e da visibilidade para investimentos’ é fundamental, especialmente porque estamos vivendo ao mesmo tempo um período desafiador, mas uma grande oportunidade de sairmos da nossa zona de conforto e de participa de forma mais ativa na gestão das empresas dos nossos clientes”, comentou.

Um vídeo com três personalidades foi apresentando na abertura do evento, com as falas de Marta Cristina Pelucio Grecco (presidente regional da Anefac), Eliseu Martins (ex-diretor Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) e Antoninho Marmo Trevisan (presidente da Trevisan Escola de Negócios São Paulo).

“Quando penso na função do contador, lembro-me do Fernando Pessoa, que afirma ‘é preciso olhar o outro não como você gostaria que ele fosse, mas como ele verdadeiramente é’. Isso norteia o papel do contador, porque ele representa a arte de possibilitar que todos exerçam a cidadania. Quem é que digere o sonho, quem registra e interpreta os números, quem é que dá o direito à cidadania? O contador, na medida em que ele permite que a sociedade olhe um orçamento público e tire suas conclusões; na medida em que ele permite que a democracia fique cada vez mais sólida; na medida em que ele permite que os governantes fiquem sob pressão, a partir da informação contábil; informação que pode ser entendida e debatida por pessoas que não são contadores. Portanto, a digitalização veio para permitir que todos tenham acesso as ideias, aos ensinamentos, ao aprendizado. E no processo digital, todos podem participar, sendo aprendendo ou dando aula, esteja em qualquer parte do mundo, porque graças a tecnologia, nós que cuidados da imagem e linguagem do negócio podemos compartilhar nosso conhecimento com toda a população do mundo. Portanto, olhem a contabilidade como uma forma de transmitir conhecimento, solidificar a democracia e de exercer a cidadania”, avaliou o professor Trevisan.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, voltou a ressaltar o objetivo da atividade. “Estamos levando as trilhas de conhecimentos focadas na região. Muitas vezes a pessoa não entende que se não tiver um perfeito planejamento tributário, dificilmente terá resultados satisfatórios e, acima de tudo, quando se fala em planejamento é algo muito difícil. Por isso que é importante que você sempre esteja aqui e vamos debater juntos os desafios e caminhos da nossa profissão. E outra coisa: estamos na eminência de uma segunda onda da pandemia: não deixe de usar máscara e não faça nada que não tenha segurança e afete não só a nossa saúde, como a profissão e toda economia”, alertou Valentina.

O representante da Fecontesp, Dagoberto Silvério da Silva, reiterou o cenário atual. “A proposta que devemos encarar é a de uma mudança profissional da contabilidade na busca de novas oportunidades nesse novo normal”, descreveu. Nos recados iniciais, A vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Maria de Carvalho Campo, também aproveitou para fazer um lembrete: “Os profissionais devem se apropriar das novas regras para a emissão da Decore Eletrônica, que foram prorrogadas para 1º de janeiro de 2021 e também da Resolução CFC N° 1.603/2020, que regulamento procedimentos processuais dos Conselhos de Contabilidade, e que também entra em vigor a partir do dia 1ª de janeiro de 2021.”, alertou.

No primeiro painel da tarde, sobre ‘Planejamento Tributário para obtenção de investimentos’, participou, como moderador, Sergio Juliano dos Santos, diretor Sescon-SP Regional em São José dos Campos. O segundo painel, sobre ‘Encerramento das Demonstrações Contábeis para transparência dos impactos de um ano atípico’, teve Adalmo Coutinho, diretor Administrativo do Sescon-SP na moderação. E, por fim, no terceiro e último painel, José Dini Filho, membro da Comissão de Regionais do Sescon-SP, foi moderador sobre o tema ‘Comunicação eficaz e influência integrada à tomada de decisões’. A próxima convenção acontecerá no dia 25 de novembro e poderá ser acompanhada pelo canal do CRCSP no YouTube.

Fonte: Sescon-SP

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

4 de dezembro de 2025

Receita amplia opções para pagamento de Darf da DCTFWeb

4 de dezembro de 2025

Reforma tributária ameaça exportação indireta e coloca em risco 25 mil MPEs

4 de dezembro de 2025

Com 8,3 milhões de trabalhadores, idosos têm nível de ocupação recorde

4 de dezembro de 2025

Agora é lei: doação de medicamentos será isenta de tributação

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}