• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

Nova frente parlamentar promete apoiar varejo e e-commerce

9 de fevereiro de 2021 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

Criada no último dia 4 de fevereiro, a Frevec pretende ajudar a melhorar o ambiente de negócios e a defender a modernização das leis em favor do setor com foco especial nas MPEs

Da equipe de jornalistas do Diário do Comércio

Num momento em que a sobrevivência das pequenas empresas tem sido desafiadora, sobretudo pelos impactos da pandemia, foi criada, na última quinta-feira (04/02), a Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Mercado de Varejo e E-Commerce (Frevec), presidida pelo deputado federal Christino Áureo (PP-RJ). 

A iniciativa promete amparar o ambiente de negócios no Brasil, contribuir com a retomada após a crise financeira que tomou conta do país, mas que também vai ao encontro do alto crescimento do comércio digital, que avança cada vez mais e exige modernização das leis e cuidados com a sua regulamentação. 

Áureo afirma que, não era possível prever, quando foi feita a proposta de criação da Frente, que ela seria tão representativa. Em especial neste momento em que estamos vivendo.

“Ela congrega todo o ambiente de e-commerce e trata do varejo. Lida com setores que estão fortemente afetados pela pandemia. Por outro lado, o comércio digital, como plataforma, tem crescido muito. Várias empresas têm sobrevivido porque criam espaço para a inovação”, destaca.

Para se ter uma ideia da robustez do e-commerce, dados do MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital em parceria com o Neotrust/Movimento Compre & Confie, mostram que o segmento cresceu 73,88% no ano passado. Em relação ao faturamento, a alta foi de 83,68% em 2020.

No acumulado do ano, a participação do segmento no comércio varejista corresponde a 9,3%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O comércio eletrônico faturou R$ 231,9 bilhões em 2020, segundo o boletim sobre as notas fiscais eletrônicas da Receita Federal. 

FRANCHISING INCLUSO

Áureo destaca a importância de que as pequenas empresas repensem o seu modelo de negócios para que, dentro de suas possibilidades, se adequem às novas exigências e aos moldes do que o mercado pede. Ele cita, ainda, a importância que a Frevec terá junto ao segmento de franquias, que sofreu um duro golpe com a pandemia, 

“A Frente atuará, entre outras finalidades, junto às franquias, porque esse setor é muito promissor, capilarizado na economia e na vida das cidades. Não existe nenhum município brasileiro que não tenha a sua representação”, diz. 

O franchising brasileiro vem se transformando e se adaptando às mudanças. Bastante representativo na economia, tem faturamento anual é da casa de R$ 186 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). É responsável por 2,6% do PIB brasileiro, gerando 1,3 milhões de empregos diretos e 5 milhões indiretos.  

André Friedheim, presidente da ABF, afirma que a a criação da Frente Parlamentar é um dia histórico para o franchising brasileiro. “Somos um recorte organizado formado majoritariamente por micro e pequenos empresários que agem sob uma mesma bandeira, compartilhando know-how e tendo ganhos de escala”, afirma. “No entanto, precisamos melhorar o ambiente de negócios e de medidas emergênciais para atravessar a pandemia com menos sobressaltos e mantendo renda, empregos e geração de impostos”, completa.

O vice-presidente da ABF, Antonio Moreira Leite, que também participou dos trabalhos, ressaltou que as franquias poderiam ter um papel ainda maior na retomada da economia se alguns entraves fossem superados. É o caso, por exemplo, da aplicação do IGP-M no reajuste dos aluguéis de shoppings.

“Este índice leva em consideração aumento de custos não relacionados à relação locatícia entre franqueados e shoppings. Outros pontos importantes são a criação de uma proposta ampla de um Refis para pequenas e médias empresas e a extensão de linhas de auxílio aos empreendedores como o Pronampe”, destaca. 

DIRETORIA

Além da aprovação do estatuto, foram definidos os membros da diretoria da FREVEC: Lucas Vergílio (Vice-presidente Região Centro-Oeste); Pedro Cunha Lima (Vice-presidente Região Nordeste); Celso Sabino (Vice-presidente Região Norte); Arnaldo Jardim (Vice-presidente Região Sudeste); Rubens Bueno (Vice-presidente Região Sul); Ângela Amin (Diretora de Comércio Exterior); Jerônimo Goergen (Diretor de Fomento e Crédito); Vinicius Farah (Diretor de Integração Setorial); Pinheirinho (Diretor de Logística e Infraestrutura); Marcelo Aro (Diretor de Políticas de Inclusão); Pedro Westphalen (Diretor de Seguridade e Saúde) e Kim Kataguiri (Diretor de Tecnologia e Inovação). 

FOTO: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

5 de dezembro de 2025

Receita Federal ajusta norma sobre perdas em créditos e cálculo dos juros sobre capital próprio

5 de dezembro de 2025

Brasil e Uruguai avançam na parceria que possibilita uso de serviços digitais transfronteiriços

5 de dezembro de 2025

Aumento da tributação para bets e fintechs: CNC defende equilíbrio para preservar empresas e mercado

5 de dezembro de 2025

Pequenos negócios respondem por quase todos os empregos criados em outubro no país

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}