O presidente de Inovação da Fenacon, Eduardo Tostes, mediou o painel intitulado “Parcerias Estratégicas como Propulsoras de Negócios”. Como convidados, três CEOs de grandes empresas: Marcio Tamura, CEO da SKZ Oberle; Mário Mateus, CEO da Matur Contábil e Allan Bordin, CEO da ABordin e Presidente da Abrapsa.






O diretor Eduardo Tostes abriu sua fala salientando a importância de se escolher os parceiros estratégicos para busca pela inovação e o aprimoramento constante das entregas de serviços ou produtos. Assim, de imediato, já provocou os debatedores diante do questionamento: o que é mais fundamental para o negócio na hora de fazer parcerias?
Para o CEO da ABordin e Presidente da Abrapsa, Allan Bordin, a preocupação principal de um líder é com sua equipe. Ele compartilhou a experiência de transformar uma empresa familiar em uma multinacional.
“Nos associamos a um fundo internacional de investimento para ampliar nosso potencial de entrega, mas a essência, nosso DNA, foi preservado, sendo moldado conforme os interesses e necessidades dos parceiros, que confiaram em nós, no retorno dos seus investimentos, explicou Bordin, dando ênfase que o CEO deve sempre iluminar o caminho dos demais colegas, sem ofuscar o brilho de ninguém da equipe.
Márcio Tamura compartilhou a experiência de fazer fusões de escritórios, que se expandiram pela Europa, mas mantiveram a cultura empresarial. O CEO falou da importância de se fazer conexões que preservem a identidade da empresa. “A comunicação é responsável por construir o cenário, contextualizar as situações, deixando claro os objetivos da empresa e qual local estamos perseguindo”. Tamura ainda destacou como é fundamental participar de eventos, porque são neles que conseguimos captar a real intenção dos empresários, no popular “trocar ideia para ver se bate” a sintonia de propósitos empresariais.
Já Mário Mateus, CEO da Matur Contabilidade, apontou que o modelo do seu escritório é mais tradicional, porém, vem buscando, dia a dia, parceiros que possam entregar soluções para os seus clientes empresariais. “Criamos um ecossistema orientado pelo resultado, em que os serviços tenham aderência com meu público-alvo. A ideia é sempre construir um negócio para vida, e nunca algo oportunista, sendo meramente mercadológico”, finalizou Mateus ressaltando a importância de conhecer os parceiros a fundo para a prosperidade dos negócios.
Carlos Spall
Jornalista – SESCON GF
MTB: 15807