• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

Ministério do Trabalho e sindicatos traçam estratégias para garantir direitos a informais

4 de dezembro de 2024 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

Para Francisco Macena, secretário-executivo do MTE, “precisamos avançar com políticas públicas concretas que promovam não apenas a formalização, mas a dignidade”

Allexandre Silva / MTE

O secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Francisco Macena, participou nesta segunda-feira (2) de um encontro na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Brasília. O evento reuniu lideranças governamentais, representantes de trabalhadores e organizações internacionais para debater estratégias para a formalização do trabalho informal no Brasil.

Organizado pelo Coletivo Intersetorial, liderado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), o evento contou também com a presença de Vinícius Pinheiro, diretor do escritório da OIT no Brasil, além de representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República e da Frente Parlamentar.

O principal foco foi a implementação da Recomendação 204 da OIT, que trata da transição da economia informal para a formalidade. Durante o debate, foi discutida a criação de uma Mesa Nacional de Diálogo Social, com o objetivo de desenvolver uma política nacional inclusiva para trabalhadores informais, abordando desafios específicos de diferentes setores e regiões do país.

Francisco Macena destacou a urgência de enfrentar a precariedade que atinge milhões de trabalhadores informais no Brasil. Ele reforçou a necessidade de uma abordagem integrada, que contemple tanto a inclusão social quanto a proteção econômica desses trabalhadores. “Precisamos avançar com políticas públicas concretas que promovam não apenas a formalização, mas a dignidade e os direitos dos trabalhadores informais”, avaliou. Segundo ele, é preciso muita atenção nos  desafios regionais, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, onde a informalidade é mais acentuada.

Antônio Lisboa, diretor de Relações Internacionais da CUT, afirmou que o encontro é um passo para fortalecer a luta por direitos, avançar na proteção trabalhista e construir uma política nacional “que reflita as realidades e desafios dos trabalhadores informais”.

O diretor do escritório da OIT no Brasil, Vinícius Pinheiro, elogiou o protagonismo do Brasil na busca por soluções para a informalidade e enfatizou a importância da organização e do diálogo social. Ele apresentou as linhas gerais da Estratégia de Formalização para a América Latina Caribe (Forlac 2.0), que apoia a transição para a formalidade, propondo a construção de um plano de trabalho conjunto com o governo brasileiro.

“A informalidade não é desorganizada como muitos pensam. É um espaço que precisa de reconhecimento e fortalecimento por meio de políticas eficazes e inclusivas”, disse Pinheiro. De acordo com ele, é preciso alinhar a agenda de formalização com temas como mudanças climáticas e inovação tecnológica, para garantir sustentabilidade e justiça social.

Ao final, foi acordada a criação da Mesa Nacional de Diálogo Social, liderada pelo MTE, com objetivo de discutir temas como formalização, qualificação e acesso a crédito para microempreendedores; a instalação da Frente Parlamentar do Trabalho Informal; e parceria com a OIT e implementação do Forlac 2.0.

Fonte: Agência Gov | via MTE

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

5 de dezembro de 2025

Decore Eletrônica exigirá upload e assinatura digital de documentos em 2026

5 de dezembro de 2025

Ministério do Empreendedorismo amplia governança e monitora programas de apoio ao microempreendedor em reunião do Comitê Estratégico

5 de dezembro de 2025

Receita Federal ajusta norma sobre perdas em créditos e cálculo dos juros sobre capital próprio

5 de dezembro de 2025

Brasil e Uruguai avançam na parceria que possibilita uso de serviços digitais transfronteiriços

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}