• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

MEMP recebe sugestões da sociedade civil e de representantes dos empreendedores sobre Programa Acredita

27 de junho de 2024 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) realizou nesta terça-feira (25) a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento do Ambiente de Negócios (CODAN), órgão consultivo criado para assessorar o ministério na formulação e acompanhamento de políticas, normas e projetos voltados ao apoio e desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte.

A principal atribuição do conselho nesse primeiro momento é acompanhar a tramitação do Programa Acredita, para que os participantes atuem ativamente no oferecimento de conteúdo e na formulação de propostas que melhorem o texto final, de forma a contribuir com um ambiente de negócios mais seguro e sustentável.

Enviado para o Congresso como medida provisória (MP), o programa agora tramita como projeto de lei (PL), e teve requerimento de urgência aprovado na semana passada. Por isso, durante a reunião, o MEMP recebeu propostas de entidades que representam os pequenos negócios e de representantes da sociedade civil com o objetivo de aprimorar o texto do PL.

“A gente quer ajudar o Congresso a redigir esse texto da melhor forma possível. É muito bom a gente saber que tem ao lado um grupo de pessoas que é amplo na sociedade, que representa diversas categorias”, disse o ministro Márcio França. O secretário executivo, Tadeu Alencar, também ressaltou a importância de o ministério ouvir todos os atores interessados na aprovação do PL.

“Foi muito importante essa primeira reunião, para que a gente possa juntar um conjunto de sugestão da sociedade civil e das entidades que representam os empresários para que a gente possa tentar aprimorar, contribuir com o governo e com o Congresso no sentido de aprimorar o texto do PL”, explicou o secretário nacional da Micro Empresa e da Empresa de Pequeno Porte, Maurício Juvenal.

O CODAN

O conselho é presidido pelo ministro Márcio França e terá como secretário-executivo o Secretário Nacional de Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Maurício Juvenal. O conselho será composto por membros de notória competência e representatividade no setor, incluindo representantes de cooperativas, conselhos profissionais, sindicatos, confederações e a sociedade civil.

Fonte: Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

5 de dezembro de 2025

Ministério do Empreendedorismo amplia governança e monitora programas de apoio ao microempreendedor em reunião do Comitê Estratégico

5 de dezembro de 2025

Receita Federal ajusta norma sobre perdas em créditos e cálculo dos juros sobre capital próprio

5 de dezembro de 2025

Brasil e Uruguai avançam na parceria que possibilita uso de serviços digitais transfronteiriços

5 de dezembro de 2025

Aumento da tributação para bets e fintechs: CNC defende equilíbrio para preservar empresas e mercado

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}