• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

FENACON se posiciona sobre essencialidade da atividade contábil na pandemia de Covid-19

29 de março de 2021 Por Samara Neres - Agência Fenacon de Notícias
Compartilhe

Com atuação estratégica relevante para a sociedade, os profissionais contábeis são essenciais por contribuírem diretamente com a arrecadação e a fiscalização tributária, previdenciária e trabalhista.

Para esclarecer a importância da categoria no cenário atual, o presidente da Fenacon, Sérgio Approbato, assina documento que traz um levantamento realizado junto aos Sescons/Sescaps sobre o tema.

O objetivo é saber como a atividade contábil está sendo considerada e quais estados e municípios reconheceram sua essencialidade.

Confira a seguir:

A ESSENCIALIDADE DA ATIVIDADE CONTÁBIL

Evolução das legislações:

Em âmbito federal o Decreto Presidencial nº 10.282 de 20 de março de 2020, que dispõe acerca dos serviços e atividades essenciais, não menciona expressamente os serviços contábeis, todavia o §2º do art. 3º determina que “também são consideradas essenciais as atividades acessórias, de suporte e a disponibilização dos insumos necessários a cadeia produtiva relativas ao exercício e ao funcionamento dos serviços públicos e das atividades essenciais”.

Nesta linha, a FENACON entende que a atividade contábil deve ser, no mínimo, considerada uma atividade acessória de suporte para outras atividades essenciais, bem como para a manutenção da administração pública, tendo em vista que são os operadores da contabilidade que contribuem diretamente com a arrecadação e a fiscalização tributária, previdenciária e trabalhista, portanto poderia ser enquadrada no §2º do art. 3º do referido decreto.

Claro que, na verdade, a FENACON entende pela essencialidade dos serviços contábeis, pois o contador é o elo entre a sociedade, empresa e o governo.

O contador ao fazer o controle, planejamento e orientação do cliente para a boa gestão empresarial, além de permitir a manutenção de empregos e da própria empresa, se comporta como um grande parceiro do processo de cumprimento das obrigações principais e acessórias, gerando impostos e rendas para o governo e propiciando o desenvolvimento socioeconômico do país.

O contador sempre teve uma atuação estratégica e relevante na sociedade, e diante do atual estado de calamidade pública, seu serviço tem se comprovado essencial e de relevante utilidade, mostrando-se indispensável para a o enfrentamento da crise.

Exatamente por estarmos em uma crise, o Supremo Tribunal Federal na ADPF 672 reconheceu e assegurou aos governos estaduais, distrital e municipais, no exercício de suas atribuições e no âmbito de seus territórios, competência para a adoção ou manutenção de medidas restritivas durante a pandemia da Covid-19, tais como a imposição de distanciamento social, suspensão de atividades de ensino, restrições de comércio, atividades culturais, circulação de pessoas, entre outras.

Com esta decisão o STF entendeu que não compete ao Poder Executivo federal afastar, unilateralmente, as decisões dos governos estaduais, distrital e municipais que, no exercício de suas competências constitucionais e no âmbito de seus territórios, adotaram ou venham a adotar medidas restritivas que visam reduzir o número de infectados e de óbitos.

Portanto, a FENACON enfatiza ser fundamental que os sindicatos observem as disposições legais emitidas pelos governos locais, e que, caso entendam adequado, pleiteiem junto ao governo, Comitês Executivos ou Núcleos de Gestão da Crise da sua região para ter considerado a atividade contábil como essencial.

Atual panorama dos normativos:

Com o intuito de compreender o cenário atual, a FENACON realizou uma pesquisa junto a sua base sindical para apurar como a atividade contábil está sendo considerada, quais estados e municípios reconheceram sua essencialidade, obtendo o seguinte resultado:

Observa-se que dos 27 sindicatos que contribuíram para a pesquisa, 66% contam atualmente com decretos estaduais/municipais que consideram a profissão contábil como uma atividade essencial.

Atuação de alguns sindicatos:

Referida pesquisa também retornou algumas ações que foram ou estão sendo tomadas por alguns sindicatos, vejamos:

  • SESCON/PI encaminhou ofício ao Governador solicitando que os escritórios contábeis fossem considerados atividade essencial, o que foi prontamente atendido (ofício SESCON n°009/21, de 16 de março de 2021);
  • SESCAP/SE conseguiu conscientizar o Governador da importância da atividade contábil, fazendo com que essa fosse enquadrada como serviço essencial desde o início da pandemia, e tem assim se mantido até o momento;
  • SESCON/RS e o SESCON/SERRA GAÚCHA, conjuntamente com o CRC pleitearam junto ao Governo Estadual enquadramento com atividade essencial, mas ainda aguardam resposta (Ofício 002-2021, de 03 de março de 2021);
  • SESCON/SUDOESTE GOIANO obteve, depois de muita negociação com o governo local, a inserção do escritório de contabilidade como atividade essencial;
  • SESCAP/BAHIA, em parceria com CRC-BA e SINDICONTA-BA, entrou com ação judicial (Mandado de Segurança), solicitando que os serviços contábeis estejam enquadrados dentro das exceções às restrições de atividades impostas pela Prefeitura de Salvador;
  • SESCON/SP impetrou Mandado de Segurança Coletivo em conjunto com o SINDCONT, visando assegurar que a atividade contábil seja declarada essencial;
  • SESCON/PA pleiteou juntamente com o CRC/PA, em âmbito legislativo, a definição de atividade contábil ser considerada essencial, obtendo êxito;
  • SESCON/RJ no ano passado tentou junto ao governo local o reconhecimento da atividade contábil como serviço essencial, não obtendo êxito, e agora, em 2021, impetrou Mandado de Segurança Preventivo.

Conclusão:

A FENACON entende que o princípio balizador do presente momento deve ser o bom senso e por ter a clareza que vivemos uma situação complexa e preocupante, incentiva o respeito ao regramento local.

Mas além disso, não pode deixar de mencionar que entende que a atividade contábil sempre teve uma atuação estratégica e relevante na sociedade, e diante do atual estado de calamidade pública, seu serviço tem se comprovado essencial e de relevante utilidade, mostrando-se indispensável para a o enfrentamento da crise.

Em tempos de recessão econômica agravada pelas inúmeras e constantes alterações normativas, exige-se das empresas uma boa gestão financeira, e neste momento a função contábil como orientadora e mediadora é que de fato permitirá:

  • Análise do cenário econômico: diferentes setores da economia estão sendo atingidos de maneiras diferentes no atual cenário causado pela pandemia de coronavirus;
  • Pagamento e entrega em dia das obrigações principais, acessórias e dos tributos: o contador é a peça fundamental para deixar tudo em dia e garantir que as informações estão corretas;
  • Gestão tributária eficiente: o contador é quem ajuda no planejamento para a definição do melhor regime tributário, principalmente para as Micro e Pequenas Empresas;
  • Concretização das diversas medidas que o governo vem adotando: auxiliando as empresas a se adequarem aos normativos atuais de combate ao coronavírus, buscando a continuidade de suas atividades;
  • Materialização do fechamento da folha de pagamento: o que inclui o de empresas prestadoras dos demais serviços essenciais, à exemplo de unidades de saúde, supermercados, farmácias, transportadora, médicos, dentistas;
  • Orientação para a emissão de notas fiscais: permitindo que as mercadorias continuem circulando normalmente;
  • Disponibilização dos documentos necessários para eventual obtenção de créditos, bem como entender qual o momento ideal para solicitá-los.

Nesta linha a FENACON acredita que o reconhecimento da atividade contábil como essencial é primordial para contornarmos a presente crise, mas salienta que cabe a cada sindicato avaliar o momento e a possibilidade de pleitear junto ao governo local este reconhecimento.

Atenciosamente,

Sérgio Approbato Machado Júnior

Presidente da FENACON

Leia a NOTA em PDF
Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

5 de dezembro de 2025

Receita Federal ajusta norma sobre perdas em créditos e cálculo dos juros sobre capital próprio

5 de dezembro de 2025

Brasil e Uruguai avançam na parceria que possibilita uso de serviços digitais transfronteiriços

5 de dezembro de 2025

Aumento da tributação para bets e fintechs: CNC defende equilíbrio para preservar empresas e mercado

5 de dezembro de 2025

Pequenos negócios respondem por quase todos os empregos criados em outubro no país

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}