Evento, que homenageou o ministro da Economia Paulo Guedes, foi conduzido pelo presidente da FUNCEX, Antonio Carlos Pinheiro, e teve a presença do vice-presidente da Região Sudeste da FENACON, Guilherme Tostes, e do diretor Jurídico, Rinaldo Araújo.
O vice-presidente da Região Sudeste da FENACON, Guilherme Tostes, e o diretor jurídico, Rinaldo Araújo, estiveram presentes no encontro anual promovido pela Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), que reconheceu o valor dos profissionais que atuam para o comércio exterior brasileiro. O evento foi conduzido pelo presidente da FUNCEX, Antonio Carlos Pinheiro. O atual ministro da economia, Paulo Guedes, recebeu o prêmio Personalidade do Ano no Comércio Exterior.
“A FUNCEX tem a satisfação de contar com a FENACON em seu Conselho Superior, por meio de seu presidente, Daniel Coêlho Mesquita, e de seu Conselho Fiscal. O diretor de Assuntos Jurídicos, Rinaldo Araújo Carneiro, e o vice-presidente Guilherme Pereira Tostes, nos honraram com sua participação no evento. A Funcex realiza anualmente a premiação da Personalidade do Ano no Comércio Exterior e dos destaques setoriais nesse mercado. Trata-se de um evento fechado, com a participação de nossos Instituidores, dos membros dos Conselhos Curador, Superior e Fiscal da FUNCEX, dos Instituidores e, obviamente, dos premiados”, destaca Antonio Carlos Pinheiro.
Guilherme Tostes ressalta que “foram debatidos temas muito relevantes durante o evento, inclusive com relação à preservação do meio ambiente e ESG, uma pauta relevante para todo o mundo e sobre a qual o Brasil segue atento. O ponto alto foi a palestra do ministro Paulo Guedes sobre o cenário econômico, uma explanação muito relevante para todos nós”.
Para Rinaldo Araújo, o encontro é importante justamente pelo que se propõe, promover e reconhecer os melhores profissionais. “A FUNCEX está de parabéns pela promoção do evento. Além de informativo e esclarecedor, reconhece os melhores projetos e debate temas relevantes para o cenário atual brasileiro”, disse.
Ao agradecer o reconhecimento, o ministro Paulo Guedes disse que se considera um otimista. “Hoje analiso os fatos e vejo que estamos no caminho certo. O Brasil está condenado a crescer. Vamos terminar o ano com uma inflação menor e um crescimento maior que os países do G7”.
Além do ministro, premiado como a principal personalidade do ano no comércio exterior, também foram destaques setoriais em 2022 a Huawei, vencedora do Prêmio Inovação & Tecnologia, pela contribuição à implantação do 5G no Brasil; o Sebrae, com o prêmio Serviços, pelo trabalho de apoio às micro e pequenas empresas inclusive no processo de internacionalização; o Bradesco, com o prêmio Trade Finance, pelo financiamento do comércio internacional principalmente no agronegócio; a Dream Factory, vencedora do prêmio ESG pela realização da Glocal; o Santuário Cristo Redentor, com o prêmio Turismo & Cultura, pela reafirmação da importância do turismo religioso na economia do Rio de Janeiro; e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, com o Prêmio Institucional, pela retomada da economia no estado.