• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

Em Brasília, FENACON inicia debates do 2º Congresso com Seminário Jurídico

5 de dezembro de 2024 Por Samara Neres - Agência Fenacon de Notícias
Compartilhe

Com foco nos desafios e nas inovações do setor contábil e empresarial no Brasil, a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON) deu início, na manhã desta quarta-feira (4), ao 2º Congresso Fenacon 2024 com a programação do Seminário Jurídico, em Brasília. O evento, que reúne mais de 180 participantes, acontece no Edifício da CNC até esta sexta-feira (6).

A cerimônia de abertura contou com a participação do presidente da FENACON, Daniel Coêlho. “Reunimos 40 entidades empresariais representadas por presidentes, gerentes e colaboradores, além de especialistas das áreas jurídica e contábil. Nosso objetivo é debater temas como responsabilidade civil, contribuições, convenções coletivas e inovação por meio de workshops sobre gestão, motivação, negócios e inteligência artificial. Essas discussões podem aprimorar os serviços oferecidos pelos sindicatos patronais que representamos”, destacou. De acordo com o dirigente, o Congresso foi planejado para discutir assuntos de grande relevância para a gestão empresarial no Brasil.

A palestra inaugural foi ministrada pela procuradora do trabalho e vice-coordenadora nacional da CONALIS/MPT, Priscila Moreto de Paula, que abordou o tema “Convenção Coletiva e Suas Contribuições”, que enfatizou a relevância da liberdade sindical para o desenvolvimento econômico sustentável. “O objetivo foi dialogar com empresas e sindicatos patronais sobre práticas que devem ser adotadas e aquelas a serem evitadas, para que os empregadores e os contadores possam orientar melhor seus clientes”, explicou.

Discussões técnicas

Um dos destaques foi a apresentação do professor e orientador pelo IBET/SP, Márcio César Costa, que abordou o procedimento administrativo tributário e a responsabilidade tributária, compartilhando sua experiência de 13 anos na área. “Apresentamos os procedimentos que são feitos legalmente pela fiscalização, o que prova se o contribuinte está cumprindo com suas obrigações tributárias. Além disso, falamos sobre a importância da identificação do responsável no processo administrativo e o impacto das súmulas sobre a responsabilização de grupos econômicos. A figura do responsável é necessária constar no procedimento administrativo, para que esse possa se valer do devido processo legal. O grupo econômico tem previsão legal e permite que as empresas hajam frente à crise”, detalhou.

Rodrigo Leal Griz, mestre e doutor em Direito Tributário pela PUC/SP, tratou da transação tributária federal perante à Procuradoria da Fazenda Federal e os cuidados necessários para a sua realização. “Falamos sobre os cuidados que devemos ter para fazer uma transação tributária, muito importante para os contribuintes, sobretudo após a COVID-19. Essa medida, especialmente importante no contexto pós-pandemia, pode oferecer benefícios como redução de até 100% nos juros, multas e encargos legais, e condições facilitadas de pagamento. Em vez de pagar de uma vez, é possível pagar em parcelas de até 150 vezes, em parcelas que não precisam ser mensais, podem ser, por exemplo, iniciada em até seis meses, de modo a já ter uma regularidade fiscal por já ter uma negociação com a procuradoria. A transação pode ser feita pelo contador e não necessariuamente pelo advogado. O contador é capaz de analisar a capacidade de pagamento, mostrar pelos documentos fiscais se a empresa consegue ou não pagar a dívida”, afirmou.

Roberto Lopes, advogado especialista da CNC, destacou a legitimidade das entidades sindicais de ingressar em juízo em prol das categorias que representam. “Falamos ainda sobre a importância dessa representação, cuja previsão consta na Constituição Federal, para lutar pelos interesses da categoria. Falamos ainda sobre a atuação da CNC no âmbito do Supremo Tribunal Federal e demonstrar que após a reforma trabalhista essa atuação sindical ficou muito mais importante, o que faz com que os sindicatos tenham mais consciência dos anseios de suas classes para ingressar em juízo e lutar pelos interesses das causas”, disse.

O congresso segue com uma programação diversificada que inclui palestras, painéis e workshops voltados à melhoria dos serviços contábeis e ao fortalecimento das práticas empresariais no Brasil. A expectativa é de que o evento consolide o papel da FENACON como agente de transformação no setor.

LEIA MAIS – Profissionais debatem responsabilidade civil, lei trabalhista e terceiro setor em Congresso da FENACON

Assista o 1º dia do Congresso FENACON 2024

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

5 de dezembro de 2025

Decore Eletrônica exigirá upload e assinatura digital de documentos em 2026

5 de dezembro de 2025

Ministério do Empreendedorismo amplia governança e monitora programas de apoio ao microempreendedor em reunião do Comitê Estratégico

5 de dezembro de 2025

Receita Federal ajusta norma sobre perdas em créditos e cálculo dos juros sobre capital próprio

5 de dezembro de 2025

Brasil e Uruguai avançam na parceria que possibilita uso de serviços digitais transfronteiriços

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}