Na última terça (20), o diretor técnico da FENACON, Wilson Gimenez, esteve presente no Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas realizado em Belém, Pará. O evento debateu temas e medidas importantes para o fortalecimento dos pequenos negócios no Brasil.
O Fórum Permanente é uma plataforma essencial para a formulação e implementação de políticas que impactam diretamente as micro e pequenas empresas, consideradas a espinha dorsal da economia brasileira. Durante o evento, são realizadas reuniões dos comitês temáticos, debates e apresentações técnicas, que abordam os principais desafios enfrentados pelos empreendedores. Este ano, o Fórum reforça a importância da colaboração contínua entre governo, setor privado e entidades de classe, com o objetivo de transformar as discussões em ações práticas.
Na abertura do Fórum, o MEMP também divulgou o ‘Índice de Políticas Públicas para Pequenas e Médias Empresas na América Latina e Caribe – Rumo a uma Recuperação Inclusiva, Resiliente e Sustentável’, um estudo elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com o CAF e o SELA. Pela primeira vez, o Brasil participa deste estudo, destacando a prioridade do governo federal em fortalecer o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas, evidenciada pela criação do MEMP.
O evento conta com a presença de diversas autoridades, incluindo a presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Elizabeth Grunvald, e representantes de entidades como o Sebrae e a OCDE, além de membros do governo local e federal.
As atividades do Fórum prosseguem até o dia 22 de agosto, com reuniões dos comitês temáticos que abordarão temas como racionalização legal e burocrática, acesso a mercados, tecnologia e inovação, financiamento e crédito, e capacitação empreendedora.
Com informações do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte
Fotos: Divulgação