• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Fenacon na Mídia

Diretor técnico da FENACON concede entrevista repercutindo assunto discutido no BBB24

28 de fevereiro de 2024 Por Maria Cecilia Lima -
Compartilhe

O diretor técnico da FENACON, Wilson Gimenez, concedeu entrevista ao Estadão dando dicas de educação financeira, especialmente nos casos de perda de controle da fatura do cartão de crédito devido a compras parceladas. Sem controle, o consumidor corre o risco de ter uma fatura superior a sua capacidade de pagamento.

Parcelamento no cartão de crédito é um assunto que repercutiu com a fala da cantora e participante do Big Brother Brasil de 2024, Wanessa Camargo, na última segunda-feira (26). “Eu parcelo tudo. O problema é que eu perco o controle. Anoto tudo, mas acho que estou podendo (gastar) e, quando vejo a fatura do cartão de crédito, levo um susto. Eu digo: ‘eu não gastei tudo isso’. Quando vejo, tem a parcela lá”, contou ela.

O consumidor deve parcelar suas compras preferencialmente quando não sofrer acréscimos de juros e se as parcelas estiverem dentro do orçamento financeiro previsto para os meses seguintes. “Se o preço é o mesmo pagando à vista ou parcelado, o parcelamento é salutar e proporciona ao consumidor uma folga no seu fluxo de caixa”, explica  Wilson Gimenez.

Confira a matéria na íntegra:

BBB 24: Wanessa Camargo diz que parcela todas as compras; como o hábito compromete a renda

Para educadores financeiros, os consumidores devem recorrer ao parcelamento em situações específicas

Wanessa Camargo no BBB. Foto: Reprodução/X/@bbb

Wanessa Camargo, cantora e participante do Big Brother Brasil de 2024 (BBB24), revelou aos colegas de confinamento que costuma parcelar todas as compras que faz no cartão de crédito.

Segundo ela, o parcelamento lhe dá a sensação de poder comprar, mas quando se depara com a fatura do cartão de crédito no fim do mês sempre é surpreendida.

O hábito costuma ser o grande responsável pelo descontrole financeiro dos brasileiros, independentemente do grupo social que faça parte.

“Eu parcelo tudo. O problema é que eu perco o controle. Anoto tudo, mas acho que estou podendo (gastar) e, quando vejo a fatura do cartão de crédito, levo um susto. Eu digo: “não eu não gastei tudo isso”. Quando vejo, tem a parcela lá”, confessou Camargo em conversa com outros participantes na segunda-feira (26).

Segundo especialistas de educação financeira, o parcelamento deve ser usado pelos consumidores preferencialmente quando a modalidade não possui acréscimos de juros e se as parcelas estiverem dentro do orçamento financeiro previsto para os meses subsequentes. Quando não há esse controle, o consumidor corre o risco de ter uma fatura superior a sua capacidade de pagamento.

“Gera um volume de endividamento futuro que, muitas vezes, o consumidor não observa. Aí ele se depara com o nível de comprometimento da sua renda muito elevado, que pode gerar uma situação de inadimplência” diz o economista Ricardo Coimbra.

Assim, o consumidor enfrenta outro problema: descobrir quais são os meios mais baratos para quitar a dívida do cartão de crédito. Isso porque pagar apenas os juros do rotativo do cartão (quando não se paga o valor total da fatura) ou parcelar a fatura são modalidades de crédito muito caras.

Segundo dados do Banco Central, a média da taxa de juros cobrada para essas modalidades é de 470,2% ao ano para o rotativo e 205,5% ao ano para o parcelamento. “Se possível, considere alternativas de financiamento com taxas de juros mais baixas, como empréstimos pessoais ou financiamento direto com o fornecedor”, aconselha Val Freitas, sócia da Repense Inteligência Financeira.

Quando devemos recorrer ao parcelamento?

O parcelamento é uma modalidade que deve ser utilizada pelos consumidores de forma estratégica, especialmente quando o valor à vista é incompatível com o seu poder de compra. As condições de parcelamento também devem ser consideradas antes de efetuar a compra.

“Se o preço é o mesmo pagando à vista ou parcelado, o parcelamento é salutar e proporciona ao consumidor uma folga no seu fluxo de caixa”, afirma Wilson Gimenez Junior, Diretor Técnico da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento (FENACON).

Vale ressaltar ainda que o uso do cartão de crédito deve estar dentro do planejamento financeiro para os próximos meses e as parcelas não devem comprometer a renda destinada para o pagamento de contas essenciais, como água, luz e alimentação. Para manter o controle das finanças, utilizar uma planilha de gastos é recomendável.

Fonte: Estadão

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

3 de novembro de 2025

João Pessoa sediará em 2027 a 22ª edição da CONESCAP, o maior evento nacional do setor empresarial de serviços

28 de outubro de 2025

21ª CONESCAP foi destaque em mídias institucionais

1 de outubro de 2025

Diretor da FENACON alerta para riscos do Crédito do Trabalhador

25 de setembro de 2025

Diretor da FENACON comenta sobre novas emendas da Reforma Tributária

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}