• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

Digitalização recorde: pequenos negócios no Brasil atingem nível histórico em 2025

24 de junho de 2025 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

Pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que o uso de computadores já é uma realidade para 76% do universo de empreendedores

Divulgação

Por Carlos Ely

A digitalização dos pequenos negócios no Brasil alcançou, em 2025, um nível histórico com o uso de computadores, aplicativos e internet. Segundo pesquisa do Sebrae, 76% dos empreendedores (MEI, micro e pequenas empresas) contam com computadores em suas atividades, o que representa um crescimento de seis pontos percentuais desde 2022, igualando o pico registrado há 10 anos.

O uso de aplicativos, softwares ou programas “integrativos” também cresceu, sendo adotado por 47% dos empreendimentos em 2025 (crescimento de 20 pontos percentuais em comparação com 2018). Já o acesso à internet está praticamente universalizado, com 98% dos empreendedores afirmando utilizar conexão própria ou de terceiros. O presidente do Sebrae, Décio Lima, ressalta que a inovação é um caminho sem volta e que os pequenos negócios, em sua maioria, estão atentos ao universo digital.

É possível acessar os produtos em qualquer parte do mundo. E os pequenos negócios sabem que precisam entrar neste mundo globalizado. A digitalização é fundamental para expandir os relacionamentos e ampliar oportunidades. O papel do Sebrae é apoiar esses negócios para que a falta de acesso aos meios digitais não seja uma barreira.

Décio Lima, presidente do Sebrae.

Digitalização por porte

A análise por porte de empresa revela que as Empresas de Pequeno Porte (EPP) lideram no uso de computadores, com 96%, seguidas pelas Microempresas (ME) com 92%, e pelos Microempreendedores Individuais (MEI), com 62%. Embora os MEI apresentem o menor percentual, foram eles que registraram o maior crescimento no período, passando de 55% (em 2022) para 62% (em 2025), evidenciando um movimento de formalização e inclusão tecnológica nesse segmento.

Quanto ao perfil dos donos de negócios, a pesquisa revela que homens (77%) e pessoas brancas (82%) apresentam, proporcionalmente, os maiores índices de uso de computadores. Entretanto, apesar de aparecerem em menor proporção (75%), foram as mulheres empreendedoras que registraram o maior avanço, com uma variação de nove pontos percentuais nos últimos três anos.

Maior número de computadores

Apesar de a maioria dos pequenos negócios ainda operar com poucos equipamentos, a pesquisa do Sebrae revela que, na média, houve um crescimento do número de computadores por empresa. A proporção de pequenas empresas com apenas uma máquina caiu de 55% (em 2022) para 47% (em 2025). Ao mesmo tempo, o percentual de empreendedores que contavam com três a cinco equipamentos saltou de 7% (em 2022) para 20% (em 2025), o que elevou a média de computadores por empresa de 2,4 para 2,8 equipamentos.

Aplicativos integrativos ganham espaço na gestão

O uso de aplicativos, softwares ou programas “integrativos” – aqueles que auxiliam na gestão de todas ou de boa parte das atividades do negócio – passou a ser prática de 47% dos empreendimentos em 2025. Esse percentual se manteve estável em relação a 2023, mas representa um salto significativo desde 2018 (quando a proporção era de 27%).

Novamente, as EPP (78%) e as empresas do setor do Comércio (53%) são os segmentos com os maiores índices de uso desses aplicativos. Quanto ao perfil do empreendedor, homens (49%) e pessoas brancas (51%) continuam na liderança entre os que mais utilizam aplicativos integrativos. Empreendedores com até 34 anos (57%) são os que mais utilizam esses recursos, e a escolaridade novamente se mostra um fator determinante, com os níveis mais altos apresentando maior uso, chegando a 61% entre aqueles com pós-graduação.

Internet: conectividade quase universal

Por fim, a pesquisa do Sebrae mostra que quase a totalidade dos empreendedores (98%) costuma utilizar a internet, um índice que se mantém elevado e estável ao longo dos anos, com 99% em 2022 e 98% em 2025. A vasta maioria (93%) acessa a internet via “conexão própria”, com apenas 11% utilizando internet de terceiros.

Em razão dessa universalização, não há diferenças significativas na forma de acesso à internet entre diferentes portes de empresas, setores, gêneros, raça-cor, orientação sexual, faixas etárias ou níveis de escolaridade, indicando que a conectividade é uma realidade amplamente difundida entre os pequenos negócios brasileiros.

Fonte: Agência Sebrae

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

5 de dezembro de 2025

Decore Eletrônica exigirá upload e assinatura digital de documentos em 2026

5 de dezembro de 2025

Ministério do Empreendedorismo amplia governança e monitora programas de apoio ao microempreendedor em reunião do Comitê Estratégico

5 de dezembro de 2025

Receita Federal ajusta norma sobre perdas em créditos e cálculo dos juros sobre capital próprio

5 de dezembro de 2025

Brasil e Uruguai avançam na parceria que possibilita uso de serviços digitais transfronteiriços

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}