• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

Custo de produção e crédito mais caros: empresários relatam impacto da alta da inflação e da taxa de juros nos negócios

20 de fevereiro de 2025 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

Orientações do Sebrae ajudam empreendedores a não repassarem o aumento de preços aos consumidores e perderem vendas

A combinação da alta na taxa básica de juros (Selic) com a projeção de avanço da inflação nos próximos anos tem impactado os pequenos negócios, que já sentem os efeitos no crédito, na compra dos insumos e, principalmente, no comportamento dos consumidores. Em Camamu (BA), a fábrica de mordedores de látex 100% natural Textoy está com dificuldades devido ao aumento nos custos de produção e na captação de investimentos. “Isso pode pressionar nossos preços e reduzir o poder de compra do consumidor”, justifica o proprietário Ícaro Magalhães.

Quando a Selic está alta – como atualmente, em 13,25% ao ano, segundo o último Boletim Focus do Banco Central –, os empréstimos ficam mais caros, tornando mais difícil para os empreendedores acessarem financiamentos para capital de giro, expansão e investimentos. Além disso, a inflação elevada – com projeções de 5,60% em 2025 e 4,35% em 2026 – encarece matérias-primas, aluguel, energia, transporte e outros custos essenciais para o funcionamento do negócio.

Para enfrentar esse cenário, estamos adequando nossa forma de produzir, priorizando brinquedos mais acessíveis para manter a competitividade e minimizar perdas no faturamento, sem comprometer a qualidade e segurança dos nossos produtos.

Ícaro Magalhães, empreendedor.

Para quem tomou financiamento que tem como base a Selic, como é o caso da Limp Quality, que existe há mais de 20 anos em São Paulo (SP), o pagamento das parcelas também afeta as finanças. “Pegamos dois créditos pelo Pronampe [Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte]. Você faz um cálculo, uma média, porque a gente sabe que a Selic oscila, mas não para tanto que nem agora”, comenta Jorge Uchinokura, que é sócio da empresa juntamente com Edimar Teles. “Isso atrapalha bastante o faturamento, o fluxo de caixa.”

A taxa Selic e a inflação têm um impacto significativo na rotina das micro e pequenas empresas, explica o coordenador de Acesso a Crédito e Investimentos do Sebrae, Giovanni Beviláqua. No entanto, há caminhos para lidar com esse cenário.

“Buscar alternativas de crédito mais acessíveis, como programas específicos para pequenos negócios, pode ser uma solução viável. Além disso, otimizar a gestão financeira, renegociar prazos com fornecedores e investir na eficiência operacional são estratégias que ajudam a reduzir o impacto da inflação e dos juros altos”, enumera Beviláqua.

Muita calma nesta hora

O especialista do Sebrae recomenda que os empreendedores foquem no planejamento e na inovação. “Oferecemos capacitações e consultorias especializadas para ajudar os empresários a estruturarem suas finanças, encontrarem novas oportunidades de mercado e fortalecerem seus negócios. Com as ferramentas certas e uma boa gestão, é possível enfrentar desafios e transformar este período em um momento de crescimento sustentável”, reforça. Conheça mais dicas:

  • Renegocie dívidas: pode ser um caminho para aliviar o fluxo de caixa e evitar a inadimplência. O primeiro passo é organizar todas as informações sobre os débitos atuais, incluindo valores, taxas de juros e prazos. Depois, é importante buscar o banco ou instituição financeira para negociar melhores condições, como alongamento do prazo ou redução da taxa de juros.
  • Cautela no aumento dos preços: em alguns casos, o repasse da alta ao consumidor pode ser inevitável. No entanto, essa decisão deve ser tomada com cuidado para não afastar clientes.
  • Invista em diferenciação e valor agregado: mostre ao cliente que o produto ou serviço tem um benefício extra que justifica um possível reajuste de preço. “A palavra-chave nesse momento é equilíbrio”, enfatiza Beviláqua.

Acredita

Em um momento de crédito mais caro e restrito, programas de apoio financeiro são fundamentais para ajudar os pequenos negócios a acessarem recursos em condições mais favoráveis. O Acredita, iniciativa do governo federal, tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para micro e pequenas empresas, oferecendo taxas mais acessíveis e condições especiais. Com essa linha de crédito, os empreendedores podem obter capital para manter o negócio funcionando, investir em melhorias e superar dificuldades financeiras.

Para apoiar nessa trajetória, o Sebrae, que coordena o Fundo de Aval para Micro e Pequenas Empresas (Fampe), disponibilizou R$ 2 bilhões para fornecer R$ 30 bilhões em garantias para operações de crédito contratadas junto a instituições financeiras conveniadas.

“Com essas ferramentas, os pequenos negócios podem obter o fôlego necessário para crescer e se fortalecer, mesmo diante de um cenário econômico desafiador. O importante é buscar informação, planejar bem e utilizar os recursos disponíveis de forma estratégica. O Sebrae está à disposição para orientar e apoiar os empreendedores nesse processo, ajudando a transformar desafios em oportunidades”, reitera Beviláqua.

Fonte: Agência Sebrae

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

5 de dezembro de 2025

Decore Eletrônica exigirá upload e assinatura digital de documentos em 2026

5 de dezembro de 2025

Ministério do Empreendedorismo amplia governança e monitora programas de apoio ao microempreendedor em reunião do Comitê Estratégico

5 de dezembro de 2025

Receita Federal ajusta norma sobre perdas em créditos e cálculo dos juros sobre capital próprio

5 de dezembro de 2025

Brasil e Uruguai avançam na parceria que possibilita uso de serviços digitais transfronteiriços

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}