• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

CNC apoia nova Frente Parlamentar que fortalece diálogo entre setor produtivo e Congresso Nacional

9 de dezembro de 2025 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

A Frente Parlamentar Mista do Ambiente de Negócios será espaço estratégico para propor reformas e garantir um ambiente econômico mais estável e favorável ao empreendedorismo

Foto –  Mardônio Vieira

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) participou, nesta quarta-feira (3), do lançamento da Frente Parlamentar Mista do Ambiente de Negócios (FPN), em Brasília. O evento reuniu parlamentares, representantes do setor produtivo, lideranças empresariais e do Instituto Unidos Brasil (IUB), reforçando a importância de um diálogo permanente entre Congresso Nacional e setor privado.

A nova frente, que conta com o apoio da CNC, tem como objetivo fortalecer a interlocução institucional e propor medidas que modernizem a economia, reduzam a burocracia e criem condições para um ambiente de negócios mais previsível e competitivo.

Em mensagem de vídeo, o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, destacou a relevância da iniciativa. “Nós temos um compromisso com o desenvolvimento do País. Um ambiente que favoreça o empreendedorismo é condição básica para sustentar os avanços sociais e educacionais promovidos pelo Sesc e pelo Senac.”

Tadros reconheceu o papel do Congresso em pautas estruturantes, como reforma administrativa, reforma tributária e combate ao devedor contumaz, mas alertou para propostas que exigem equilíbrio, como redução da jornada de trabalho, pisos salariais incompatíveis e tributação de lucros e dividendos. “Esses assuntos exigem diálogo para não comprometer empregos e competitividade. Nenhuma nação cresce sem diálogo permanente entre Estado e sociedade. Quanto mais intenso for esse diálogo, mais fortes serão nossas instituições e mais previsível será o ambiente de negócios.”

A CNC foi representada no evento pelo 2º vice-presidente e coordenador das Câmaras Brasileiras do Comércio e Serviços da Confederação, Luiz Carlos Bohn, que reforçou a trajetória da entidade. “A CNC acaba de completar 80 anos de atuação em defesa de um setor que responde pela maior parte dos empregos, da renda e da movimentação econômica no Brasil. Ao longo dessas oito décadas, mantivemos diálogo permanente com todas as esferas de poder, sempre com um propósito muito claro: contribuir para legislações que favoreçam o desenvolvimento econômico e criem condições reais para o empreendedor prosperar.”

Bohn reafirmou os pilares que sustentam a atuação da CNC: “Democracia, segurança jurídica e livre mercado não apenas tornam o País mais confiável e competitivo, mas também criam um ambiente saudável para investimentos, inovação e geração de oportunidades”.

Lideranças destacam missão da FPN

O presidente da FPN, deputado Mendonça Filho (União-PE), ressaltou a importância da Frente. “Nossa missão é promover o debate de temas que tornem o ambiente de negócios mais positivo, estável e previsível. Queremos gerar equilíbrio e moderação na cobrança de impostos, permitindo que os negócios avancem. Esta frente parlamentar será uma ligação permanente entre o Parlamento e o setor produtivo, somando esforços por um Brasil que pede prosperidade e crescimento.”

O vice-presidente da FPN, senador Efraim Filho (União-PB), alertou para alguns desafios: “O Brasil enfrenta hoje um tripé nefasto: burocracia complexa, carga tributária extorsiva e insegurança jurídica, que afasta investidores. Cada centímetro conquistado no terreno da liberdade econômica é importante. Mobilizações como esta são fundamentais para termos vez e voz na agenda econômica do País”.

O presidente do IUB, Nabil Sahyoun, reforçou a parceria com a Confederação. “Com o apoio do Instituto Unidos Brasil e da CNC, a Frente busca criar um diálogo permanente entre setor produtivo e os três Poderes. O Brasil precisa mudar. Não estamos falando de governo, estamos falando de país. Cada um de nós tem a obrigação de dar sua contribuição. E tenho certeza de que essa Frente será um sucesso, porque temos experiência, parceiros sólidos e uma causa justa.”

Sobre a FPN

A Frente Parlamentar Mista do Ambiente de Negócios nasce com caráter pluripartidário, técnico e nacional, reunindo deputados e senadores comprometidos com reformas estruturantes que ampliem a competitividade, estimulem investimentos e garantam segurança jurídica.

Principais objetivos da FPN:

– Reduzir entraves ao empreendedorismo e à geração de empregos;

– Modernizar marcos regulatórios e simplificar normas;

– Promover debates pluripartidários e monitoramento legislativo contínuo; e

– Fortalecer a integração entre setor público e privado em uma agenda de crescimento sustentável.

Foto –  Mardônio Vieira

Com a liderança de Mendonça Filho e Efraim Filho, ambos reconhecidos pela atuação técnica e compromisso público, a FPN se consolida como uma das frentes mais qualificadas do Congresso Nacional. A CNC seguirá apoiando e contribuindo com propostas que garantam segurança jurídica, previsibilidade e condições para que empresas brasileiras prosperem, gerem empregos e impulsionem o desenvolvimento nacional.

Fonte: CNC

Post anterior

Pesquise

Posts relacionados

9 de dezembro de 2025

Está no ar a Nova Versão do Sistema de Procurações Eletrônicas

9 de dezembro de 2025

Receita Federal orienta como produtores rurais podem promover a conformidade

9 de dezembro de 2025

Comissão aprova limite de uso da margem consignável para cartões a 5%

9 de dezembro de 2025

Comissão aprova inclusão da podologia na lista de serviços sujeitos ao ISS

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}